Vermoil temporariamente sem médico de família

A Extensão de Saúde de Vermoil encontra-se temporariamente sem médico de família, uma vez que o Dr. Nuno Oliveira, médico que tem estado destacado para a Extensão de Saúde de Vermoil, terá rescindido o contrato com o Ministério da Saúde.

Assim, durante o mês de agosto estão planeadas, apenas, consultas médicas às quintas-feiras, no período da manhã, sendo que dado o feriado de 15 de agosto, as consultas serão na sexta, dia 16 de manhã. Todas as outras consultas que forem necessárias serão marcadas na Extensão de Saúde de Vermoil e serão realizadas na Extensão de Saúde de Albergaria ou pontualmente noutra a indicar.

Para efeitos de emissão de receitas ou credenciais, as mesmas serão pedidas e entregues na Extensão de Saúde de Vermoil (este serviço será realizado em colaboração com os serviços administrativos da Junta de Freguesia de Vermoil).

Os serviços de saúde respetivos, encontram-se nesta fase a realizar concurso público, para a colocação de Médico de Família na Extensão de Saúde de Vermoil, o que deverá ocorrer durante o mês de setembro, havendo candidatos e não se verificando qualquer percalço no processo.

Todos os outros serviços da Extensão de Saúde de Vermoil, enfermagem, planeamento familiar, controlo diabetes, etc., continuarão a funcionar normalmente. Sendo que continua a ser a enfermeira Susana Areia a prestar os serviços de enfermagem. Já nos serviços administrativos verificou-se a alteração da administrativa, sendo que a Marina Albuquerque foi substituída pela Célia Silvestre.

Ilídio Manuel da Mota, Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil considera que esta situação de ter consultas apenas à quinta feira “é muito penosa”, mas tal só se vai verificar no mês de agosto, já que vários médicos gozam o período de férias ao qual têm direito.

Como estava previsto o Médico de Família de Vermoil ir substituir outros  médicos noutras Extensões de Saúde, durante as respetivas férias e outros virem substituí-lo a ele, já iria reduzir o número de consultas. Contudo,  como este se demitiu, desta forma, com menos um médico no conjunto das Extensões de Saúde do Concelho de Pombal, tudo ficou ainda mais difícil, diminuindo assim o número de médicos disponíveis e consequentemente o número de consultas.

A Junta de Freguesia de Vermoil apesar de alheia a esta situação, procurou melhores soluções, junto do Centro de Saúde de Pombal e o melhor que conseguiu foi evitar que os utentes se tenham de se deslocar a Albergaria dos Doze, por uma simples receita ou credencial, o que sem dúvida é muito favorável.

Conseguiu-se, ainda, garantias de que em setembro e enquanto não estiver colocado o novo Médico de Família, haverá consultas na maioria dos dias da semana, deixando de se colocar a situação de os utentes terem de ir a Extensão de Saúde de Albergaria dos Doze.

Por fim, foi garantido que o Centro de Saúde de Pombal, está fortemente empenhado na rápida contratação do novo Médico de Família para a Extensão de Saúde de Vermoil, para o efeito está a enveredar todos os esforços.

Para mais informações poderá consultar a sua Extensão de Saúde através do contacto - 236941227.

Entrada | Noticias | Vermoil temporariamente sem médico de família