Brigadas de 1ª Intervenção vigiam a floresta

As Brigadas de 1ª Intervenção, Vigilância Florestal e Proteção Civil da Freguesia de Vermoil são constituídas por cerca de 30 voluntários que se dividem em seis grupos, estando escalados para fazer para fazer vigilância florestal e 1ª Intervenção em caso de necessidade, durante os meses de verão (de julho a outubro).

Durante o resto do ano as Brigadas estão disponíveis sempre que tal seja necessário, tal como se verificou no início deste ano – a 19 de janeiro – com a tempestade de Gong e já havia acontecido nas cheias de outubro de 2006 e de maio de 2011.

Estas Brigadas existem desde 2006, querem e esperam contribuir, colaborar e ajudar todas as entidades envolvidas, principalmente os Bombeiros Voluntários de Pombal e a GNR, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para manter a Floresta de Vermoil VERDE!
As Brigadas dispõem de Viatura de Primeira Intervenção devidamente equipada. Ilídio Manuel da Mota, presidente da Junta de Freguesia e membro das Brigadas agradece a todos “estes homens, que voluntariamente e sem nada em troca, vigiam a nossa floresta e ajudam a nossa comunidade, obrigado!”

Contacto telefónico das Brigadas: 966 161 105

Em caso de fogo ligue: 112

Tendo em conta previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que indicam um agravamento das temperaturas máximas e mínimas por todo o território nacional, fica aqui o alerta para que todos os cuidados sejam tomados durante esta onda de calor, sendo que as atenções deverão estar essencialmente centradas nas crianças e nos idosos.

A Direção Geral da Saúde recomenda 10 Medidas de Prevenção:

• Procurar ambientes frescos ou climatizados mesmo durante a noite.Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 18 horas; Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural mesmo durante a noite. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor - doentes crónicos, idosos, crianças, grávidas e trabalhadores com atividade no exterior;
  • Doentes crónicos ou sujeitos a dieta com restrição de líquidos devem seguir as recomendações do médico assistente ou da Linha 808 24 24 24;
  • Visitar e acompanhar os idosos, em especial os que vivem isolados. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco;
  • Assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
  • As grávidas deverão ter cuidados especiais: moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos;
  • Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina, que não devem ser frequentadas entre as 11 horas e as 15 horas;
  • Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta. Escolher horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
  • Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente laborais, desportivas e de lazer no exterior.

Para mais informações/esclarecimentos consulte:

www.dgs.pt

www.ipma.pt