Marcha da Machada abrilhantou Festa de São João em Vermoil

A festa de São João realizou-se no passado dia 23 de junho, como vem sendo hábito. Este ano, talvez por ter coincidido com o domingo, foi muito concorrida, mas também se tem verificado, segundo Ilídio Mota, Presidente da Junta de Freguesia, que esta festividade tem vindo a ganhar adeptos de anos para ano e este ano a presença da marcha da Machada que abrilhantou e encantou os presentes, foi certamente um elemento atrativo. Como sempre o baile, tocado e cantado pelos vermoilenses dos “Toca e Foge” foi muito animado.

“É fantástico que esta festa nasça desta comunidade de forma espontânea e que as pessoas participem nos arranjos e preparativos, para a decoração das ruas com flores, murta, arco da fonte de forma tão natural. Como habitual o Zé Morgado e a esposa, com a ajuda da Rosalina e da Guilhermina cosem a broa e o pão, o Margarido faz o arco, a esposa e filhos, com a ajuda da Emília e da Odília e tantos outros decoram o arco e as ruas. O Labitas, com outros assam as sardinhas e a carne. A Filarmónica prepara o bar e serve as bebidas, é uma maravilha, é uma festa! O Tó dá o porco, desde há muitos anos, da padaria do Sr. João vem mais pão, boa parte dele oferecido. Muitos mais nomes há para dizer, estes são apenas um exemplo, faltam muitos mas por esquecimento não são mencionados, no entanto que todos se sintam representados nestes nomes! Todos estão de parabéns, bem hajam!”, refere Ilídio Manuel da Mota.

Durante a festa todos ajudam, sendo fantástico ver todo o bairrismo desta comunidade do Casal Pernes, Soalheiras, Pedrosos, Feijoal e outros que se juntam a ajudar e a festejar. A festa de São João conta com o apoio da Junta de Freguesia na parte da iluminação e da limpeza, bem como do vinho e das sardinhas e do lanche para as marchas. Este ano para melhorar o espaço foi pintado todo o largo da Fonte e a Fonte do Casal Pernes.

Entrada | Noticias | Marcha da Machada abrilhantou Festa de São João em Vermoil