Festa de São João em Vermoil

No próximo domingo festeja-se o São João, no Largo da Fonte Casal Pernes, em Vermoil. Para as 19 horas está marcada a atuação da Marcha Popular da Machada que com o seu brilho e colorido animará os festejos. Mas a festa não termina por aqui e os “Toca e Foge” (banda de Vermoil) prometem pôr toda a gente a dançar noite dentro. E para que não haja falta de energia, a festa será acompanhada da boa sardinha assada, febras, pão, broa caseira e como não poderia faltar o bom vinho tinto.

O evento é organizado pela população local, nomeadamente, o povo do Casal Pernes, Soalheiras, Pedrosos, Feijoal e muitos outros que a estes se associam, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Vermoil. Este ano, conta-se ainda com a colaboração da Sociedade Filarmónica Vermoilense que estará responsável pelo bar.

Os ingredientes para um final de fim-de-semana já estão todos preparados. Para que a festa seja em grande, alegre, divertida e se torne num serão de convívio só falta mesmo que apareça na festa e traga os seus amigos.

CURIOSIDADES

São João e as festas joaninas

Conta a história que, João, filho de Isabel e prima de Maria, mãe de Jesus, nasceu no dia 24 de junho. Nesse dia, Isabel pediu para levantar um mastro iluminado por uma fogueira em sua volta para anunciar à Maria o nascimento do seu filho. João ficou conhecido como "João Batista" por ter batizado inúmeros judeus (e, mais tarde, o próprio Jesus) nas primeiras décadas da era cristã, mediante confissão dos pecados e banho no rio Jordão. É considerado o profeta que anunciou a vinda de Cristo.

Por sua história, São João é o principal santo comemorado nas festas juninas. Virou sinónimo da própria festa, pois muita gente sai para "comemorar o São João". No início, a Igreja denominava esses festejos de "festas joaninas", festas em celebração ao São João. Devido ao mês de sua celebração, em pouco tempo as “festas joaninas” viraram "festas juninas".

O santo também é conhecido também como protetor dos casados e enfermos, São João é celebrado, principalmente nas cidades da região Nordeste do Brasil. A sua fé pode ser comprovada nas inúmeras cidades com o seu topônimo (54 cidades em todo o Brasil, segundo o IBGE), nos nomes das pessoas e nas diversas crenças em torno do santo. Reza a tradição que a fogueira de São João deve ter a forma de uma pirâmide com a base arredondada.

(cit in http://formasemeios.blogs.sapo.pt/1318034.html)

Entrada | Noticias | Festa de São João em Vermoil