Freguesia de Vermoil

150 pessoas deram sangue na Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha

No passado domingo, dia 26 de maio, realizou-se na Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha aquela que foi a terceira recolha de sangue deste ano. Às 228 colheitas já realizadas, juntaram-se 150 dádivas neste domingo, perfazendo um total de 378.

A Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha propôs-se para 2013 a oitocentas colheitas, sendo que para isso necessita da colaboração de todos os que se disponibilizem para doar sangue.

 

Para quem nunca deu sangue e possa ter algum receio, dar sangue não custa, não dói nada e é bastante simples. O processo inicia com a inscrição, através do preenchimento de um questionário sobre o comportamento do dador nos últimos meses. Posteriormente, é-se observado por um médico que avalia o seu estado de saúde de modo a confirmar que não será prejudicado pelo facto de dar sangue e que o doente que receber o seu sangue também não será prejudicado. Nesta triagem é fundamental que esclareça todas as suas dúvidas e que fale abertamente com o médico sobre a sua história clínica e hábitos de vida. Estando em condições para dar sangue, é encaminhado para a sala de colheita, onde é atendido por um enfermeiro, sendo-lhe retirados cerca de 450ml de sangue.

O processo culmina com uma pequena refeição oferecida pela Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha que recebe sempre tão calorosamente todos os que ali se dirigem voluntariamente para contribuir em prol dos outros, tal como a equipa do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Hospital da Universidade de Coimbra através do seu rigor, profissionalismo, cuidado e humanismo.

A próxima recolha na ADSOR realiza-se no dia 11 de agosto, entre as 9h00 e as 13h00. Esclarece-se para quem não saiba que os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios.

Lembre-se que dar sangue não custa nada e salva vidas. Hoje a dos outros, amanhã quem sabe a nossa!

Acompanhe o “Movimento Voluntário Dar Sangue HUC” através do Facebook

 

Comentários:

transportes publicos

vermoil historia

 

necrolog

 

nucleo museologico

canal youtube

junta-te a leitura

galeria fotos jfv

jobs

Entrada | Noticias | 150 pessoas deram sangue na Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha