Junta de Freguesia luta pelo Centro Escolar

Com o intuito de debater o futuro da educação em Vermoil, a Junta de Freguesia organizou um colóquio, no passado dia 20 de abril, no Salão Paroquial de Vermoil. Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, mas os pais dos alunos da freguesia que deveriam ser os mais interessados, foram maioritariamente os mais ausentes. Ilídio Manuel da Mota iniciou a sua apresentação manifestando esse mesmo descontentamento “e hoje onde o tema são as crianças da nossa freguesia e o seu futuro, está aqui nem meia sala.”

O debate centrou-se na construção ou não construção de um centro escolar na freguesia de Vermoil. O Presidente da Junta começou por descrever as escolas e os jardins-de-infância localizados nos três polos da freguesia: Vermoil, Matos da Ranha e Outeiro da Ranha, enfatizando a diminuição alarmante do número de alunos a frequentar os espaços escolares na freguesia. Há cinco anos eram cerca de 210, agora são cerca de 130. Estes números justificam-se com a diminuição da taxa de natalidade e também com a emigração que se tem intensificado nos últimos meses. Porém, para Ilídio da Mota existem outras razões que estão a afastar os alunos da freguesia, nomeadamente, a opção dos pais por colocarem os filhos em colégios privados, a preferência por escolas próximas do local de trabalho e alguns pais “acharem que ficam melhor servidos por irem para Centros Escolares de freguesias vizinhas”.

O Vereador da Educação – Dr. Fernando Parreira – lamentou igualmente os números assustadores da emigração e considerou fundamental a criação de um centro escolar em Vermoil, contudo ficou no ar a dúvida do prazo para a concretização da obra. Paulo Pinheiro, representante do Agrupamento Gualdim Pais, manifestou o seu apoio para com a Junta de Freguesia de Vermoil relativamente ao seu projeto, referindo que a “implementação de um centro escolar que pudesse receber todas as crianças (pré-escolar e 1º ciclo) seria a opção ideal.”

Muito se debateu, muito se discutiu e a Junta de Freguesia de Vermoil concluiu que a opção do centro escolar é a mais viável para a freguesia, considerando por isso que devem ser respeitadas as deliberações da Junta e da Assembleia de Freguesia de 2010, estipulando o prazo máximo para a construção do polo escolar para o ano de 2015.

Assim, o futuro da educação em Vermoil passa pela creche “Crescer Feliz” do Centro Social Júlio Antunes, com acordo com a Segurança Social para crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade e pelo centro escolar, a ser construído na Chã de Cima – central a toda a freguesia – onde 80% das crianças em idade pré-escolar e escolar ficam a menos de três quilómetros do mesmo.

Ilídio Manuel da Mota garante que a Junta de Freguesia de Vermoil vai continuar a pugnar pelo Centro Escolar de Vermoil junto do Município de Pombal e do Ministério da Educação.

Entrada | Noticias | Junta de Freguesia luta pelo Centro Escolar