Assembleia de Freguesia realizou-se no passado dia 27 de abril

Na reunião de Assembleia de Freguesia de Vermoil, realizada no passado dia 27 de abril, que decorreu pelas 21h30, na sede da junta de freguesia foram debatidos sete pontos, além das intervenções na generalidade.

No primeiro ponto o Presidente da Junta apresentou a atividade da junta desde a última assembleia, destacando e explicando diversos pontos, com destaque na área da educação, no acompanhamento das obras do novo centro escolar da freguesia de Vermoil, bem como na área da agricultura com o apoio e pareceria com a junta de agricultores da Quinta dos Claros, para candidatura para construção de açude no rio Arunca, para o regadio.

Candidatura esta que teve total apoio do Município de Pombal, para o projeto, preparação dos diversos documentos e submissão da mesma. Assim, como da Direção Geral da Agricultura e Pescas do Centro, que esteve em estreita colaboração para o efeito. Destacou ainda a aquisição de 189 novas placas de toponímica, para substituir as placas antigas e obsoletas, que de seguida serão substituídas. Ao nível da cultura a apresentação das peças de teatro O Zé do Telhado e O Castelo Assombrado, no âmbito do festival de teatro de Pombal, que contemplou a freguesia de Vermoil com estas apresentações. Ao nível da rede viária, deu conta dos vários asfaltamentos e beneficiações que se realizaram e estão em curso.

No segundo ponto foram apresentadas as contas da gerência de 2016, da Freguesia de Vermoil, as quais tiveram execução superior a 77%, e que apresentaram um resultado positivo de mais de 13.000,00€, tendo estas sido aprovadas por unanimidade.

No terceiro ponto foi apresentado o inventário dos bens da Freguesia de Vermoil, tendo os documentos sido aprovados por unanimidade.

No quarto ponto foi votada por unanimidade a 1ª revisão ao orçamento de 2017, que reforçou com os 13 mil euros transitados de 2016, rubricas para novas obras de pintura do edifício da junta, para aplicação de chão de borracha no parque infantil de Vermoil, bem como a construção de churrasqueiras no Parque de Merendas de Santo António das Pinheiras.

No quinto ponto, foi apresentado contrato interadmistrativo entre o Município de Pombal e a Freguesia de Vermoil, que visa a limpeza de 14 hectares de faixas de gestão de combustível, que este ano vão abranger zonas da estrada de Soure, Fonte da Saúde e Fonte do Pereiro nos Matos da Ranha, bem como rua Marquês de Pombal (estrada dos peregrinos) dos Matos da Ranha à Venda Nova, bem como as vias da Mata do Casal Galego ao Troncão Parque e da Mata do Casal Galego à Cruz da Calvaria. Tendo este contrato sido aprovado por unanimidade.

No sexto ponto foi apresentado o Contrato Interadministrativo entre o Município de Pombal, e as Freguesias de Vermoil, Carnide e Meirinhas, para Ação Social de Comissão Social Interfreguesias, que visa a contratação de um técnico de ação social para as três freguesias, pago em partes iguais, sendo financiado em 80% pelo Município de Pombal, para criação de Comissão Social Interfreguesias, para apoio social. Apresentado e discutido, foi votado por unanimidade.

Não fazendo parte da ordem de trabalhos da convocatória, foi solicitado pela junta de freguesia a inclusão de um novo ponto, o qual foi aceite por todos os membros da assembleia de freguesia, ser integrado e que foi aprovado por unanimidade, tendo sido o sétimo ponto da ordem de trabalhos: Apresentação, discussão e votação de proposta de contrato interadministrativo entre o Município de Pombal e a Freguesia de Vermoil para Limpeza Urbana. Este contrato visa a contratação de um funcionário para limpeza urbana, nos principais polos da freguesia: Vermoil, Ranha e Matos. Para limpeza mais exaustiva de equipamentos públicos e passeios pedonais. Sendo que o Município de Pombal fornece o equipamento (carrinho de limpeza, como habitualmente vemos na cidade), e financia o pagamento do recurso humano em 75% do vencimento base.

Por fim, nas intervenções para o público assistente, foi dada a palavra ao Sr. Manuel Pereira, da Mata do Casal Galego, que questionou a junta de freguesia se havia previsão para construção dos passeios pedonais naquela localidade. O Presidente da Junta respondeu positivamente, esperando a sua construção até final do mandato, com o apoio do Município de Pombal.

No final de junho próximo realiza-se nova reunião de assembleia de freguesia, todos podem participar, pelo que deixamos o convite desde já para o efeito!

Entrada | Noticias | Assembleia de Freguesia realizou-se no passado dia 27 de abril