Pombal unido na luta por mais segurança no IC2

A Câmara Municipal de Pombal e todas as juntas de freguesia do concelho de Pombal estão unidas na luta por mais segurança no IC2/EN1!

Ilídio Manuel da Mota e o seu executivo muito têm pugnado pela requalificação do IC2, tendo como base a segurança de quem nela circula diariamente. No passado dia 2 de fevereiro realizou-se mais uma reunão na Câmara Municipal de Pombal para discussão do assunto. O Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil partilha o que foi discutido, não pondo de parte a hipótese de uma marcha lenta, se as Infraestuturas de Portugal não tiverem em conta o que foi reclamado!

"Na reunião, promovida pelo Município de Pombal no passado dia 02-02-2017, conjunta com as Infraestruturas de Portugal (IP) entidade responsável pelo IC2/EN1, mostrámos o nosso descontentamento pela discriminação a que o concelho de Pombal tem estado votado. É evidente a diferença em relação a todos os concelhos a norte e a sul de Pombal.

O projeto apresentado pela IP vem agravar ainda mais essa diferença, sendo que prevê a construção de CINCO novas rotundas no concelho de Leiria, num espaço de 9km (entre Barracão e a 'Ferrus' e ZERO rotundas no concelho de Pombal um espaço de 25km, desde as Meirinhas até à Redinha!!!

Procuramos saber quais os argumentos da IP, respostas vagas suportadas por dados 'trabalhados' de forma duvidosa. Concretamente a IP baseia-se em dados de pontos negros no concelho de Leiria que não existem, dizem eles, no concelho de Pombal: nos últimos 10 anos o dobro dos mortos em Leiria que em Pombal.

Ora, na minha opinião, estes dados não podem ser tidos em conta! Pois nos últimos 10 anos o IC2 no concelho de Leiria foi totalmente requalificado, vejam: zona da Azoia; zona do Alto do Vieiro; zona do 'Continente'; zona do 'Caiado'; são agora uma autêntica autoestrada! Nos últimos 10 anos muitas vidas ali se perderam sim, mas antes das grandes obras! Depois delas tudo melhorou felizmente! O mesmo aconteceu na zona da 'Ferrus' com a rotunda superior da Cova das Faias e com a construção do separador central! Ou seja a IP conta os dados negros de Leiria, em zonas que já foram intervencionadas e vai fazer rotundas onde não há acidentes graves, deixando zonas perigosas onde se tem perdido muitas vidas sem qualquer obra, como a zona do Retail Park e da Madalena/'Roca'!

Parece-me que o conceito que a IP propõe para o concelho de Leiria é de facto bom: várias rotundas e cruzamentos desnivelados que se complementam, eliminando as viragens à esquerda, tendo sempre que se entrar e sair na mão, com alternativa de inversão de marcha em distâncias curtas. Sim, isto é segurança!

Mas, e em Pombal?: ZERO!

Não aceitamos!

Friamente pelas contas da IP, parece que faltam poucos 'mortos' para que os pontos negros justifiquem obras no concelho de Pombal... NÃO ACEITAMOS! NÃO QUEREMOS MAIS MORTOS OU MAIS FERIDOS NO IC2/EN1 no concelho de Pombal!

Por isso desde 2005 que repetidamente venho reivindicando às Estradas de Portugal e agora à IP, desnivelamento de cruzamentos, ou rotundas ou semáforos e passagens pedonais no Outeiro da Ranha e nos Matos da Ranha. O mesmo têm feito os meus colegas das freguesias das Meirinhas, Pombal, Pelariga e Redinha, bem como a Câmara Municipal de Pombal.

Queremos segurança no IC2 e que a IP trate esta que é a principal via do nosso país, de forma que esta use dignamente as siglas de IC, cumprindo assim as normas de segurança!

Os responsáveis da IP disseram no final da reunião que iriam ter em consideração as nossas reivindicações e sugestões, e que irão ver se é possível incluí-las no projeto, que está orçado em 18,8 milhões de euros, sendo que o que pedimos não deverá agravar este mais que 10%, portanto, é apenas uma questão de bom senso e de serem justos para com o concelho de Pombal, e para com todos os utentes do IC2, que são todos os portugueses e muitos estrangeiros!

Face a esta posição da IP, propus que até 28-02-2017, nos fossem dadas garantias de que as obras de segurança no IC2/EN1 irão ser contempladas no projeto, caso contrário iremos todos à luta com marcha lenta e outras iniciativas de maior força. Todos os autarcas presentes concordam e estão solidários nesta luta!

Unidos vamos conseguir!

Vamos parar com a discriminação!

Vamos parar com a insegurança!

Vamos parar com os acidentes!

Vamos parar com isto!

Por toda a segurança no IC2/EN1!

Importante: é preciso todo o civismo dos condutores! Respeitem todas as regras e principalmente a velocidade!

Com estima, aceitem os meus cumprimentos e boa viagem!"

O Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, Ilídio Manuel da Mota

Entrada | Noticias | Pombal unido na luta por mais segurança no IC2