Celebrando 10 anos das Brigadas Autárquicas de Proteção Civil da Freguesia de Vermoil, a Junta de Freguesia de Vermoil irá condecorar os voluntários que as integraram entre 2006 e 2016.

A homenagem terá lugar no decorrer da Cerimónia Solene de Abertura do Bodo das Castanhas 2016, pelas 18h30 de 28-10-2016, no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Vermoil, que será presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Dr. Diogo Mateus. Serão condecorados por Serviços Distintos em prol da Freguesia de Vermoil 61 voluntários, sendo: 17 grau ouro; 14 grau prata; e 30 grau bronze.

A distinção dos diferentes graus é feita de acordo com o numero de anos ao serviço das Brigadas: ouro de 8 a 10 anos; prata de 4 a 7 anos; e bronze de 1 a 3 anos de serviço.

A Junta de Freguesia pretende desta forma agradecer a todos os voluntários, reconhecendo a importância do trabalho realizado por todos eles, que têm um importantíssimo papel na vigilância da floresta, na sensibilização da população para os cuidados com a floresta, bem como na 1ª intervenção. Principalmente fruto deste trabalho em 2016 não foi detetada qualquer ignição, não tendo havido incêndios. Situação que se tem verificado ao longo destes últimos 10 anos, em que as ignições que aconteceram foram de imediato apagadas, sendo a área ardida na freguesia de Vermoil, praticamente inexistente.

Além do trabalho de vigilância que é realizado por seis equipas, devidamente escaladas e sempre em prontidão no período critico do Verão, estas tiveram importante papel aquando da tempestade de Gong, de 19 Janeiro de 2013, que devastou a floresta derrubando centenas de árvores que cortaram dezenas de vias na freguesia de Vermoil, que prontamente foram reabertas por estes voluntários. Também, nas cheias de 18 de Maio de 2011 e de 25 de Outubro de 2006, estes voluntários revelaram-se de extrema importância, com socorro a muitas habitações inundadas e a desobstrução de vias.

De referir a estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Pombal e os GIP’s da GNR, que deram formação ano após ano e com quem cooperamos mutuamente, a eles se deve o sucesso destes voluntários!

A Junta de Freguesia de Vermoil e estes 61 voluntários, desde 2006, corresponderam da melhor forma ao repto lançado pelo então vereador da proteção civil da Câmara Municipal de Pombal, Dr. Diogo Mateus, que implementou este modelo, assegurando o Município de Pombal, desde então: viatura de 1º intervenção; combustível; comunicações; equipamento de proteção individual; seguros; e apoio na formação.

Pelo que o executivo vermoilense agradece aos executivos camarários e aos muitos técnicos do Município de Pombal, todo o trabalho e investimento neste projeto!

Para melhor homenagear todos estes voluntários e agradecer o seu trabalho, a Junta de Freguesia de Vermoil convida a comunidade a associar-se esta cerimónia!

Entrada | Noticias | Condecoração aos voluntários das Brigadas Autárquicas de Proteção Civil da Freguesia de Vermoil