Serviço de Terapia da Fala nas escolas da freguesia de Vermoil

Na atualidade, os recursos técnicos disponíveis nos jardins-de-infância e escolas são escassos face às necessidades. Para além disto, recursos como a Terapia da Fala, quando existentes na comunidade, apresentam valores difíceis de suportar pela maioria das famílias e por vezes horários incompatíveis. Desta forma, em parceria com a Junta de Freguesia de Vermoil, surge o projeto de criação do serviço de Terapia da Fala, durante e após o horário de funcionamento das escolas, nas suas respetivas instalações, tendo em vista a prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção com crianças.

Este projeto alarga-se a crianças com as mais diversas necessidades/problemáticas: necessidades educativas especiais;comunicação; linguagem oral e escrita (atraso da linguagem, dislexia,…); fala (articulação, fluência do discurso/gaguez); voz; deglutição (disfagia); e alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular e respiração.

Esta parceria com a Junta de Freguesia de Vermoil visa dar resposta às necessidades/problemas acima indicados. A referenciação das crianças/jovens é efetuada por parte do educador/professor e com a autorização dos encarregados de educação para posterior avaliação formal em Terapia da Fala. Para além disto, também poderão ser os próprios pais/encarregados de educação a sinalizar a criança para uma avaliação em Terapia da Fala. O resultado desta avaliação será discutido com os pais/encarregados de educação e educadores/professores e, caso se justifique, entregue por escrito.

No caso de se verificar necessidade de apoio direto, as crianças/jovens abrangidas pelo Dec. Lei 3/2008 poderão beneficiar de apoio gratuito em Terapia da Fala, através do Subsidio por Frequência de estabelecimento de Educação Especial, da Segurança Social. As crianças que não estão abrangidas pelo Dec. Lei 3/2008 poderão usufruir dos mesmos serviços, sendo os encarregados de educação os responsáveis pelo pagamento dos honorários, que serão definidos consoante o escalão da segurança social (tabela de preços e forma de pagamento no anexos I).

Quando não existe necessidade de uma intervenção direta do terapeuta da fala, serão dadas orientações à família e aos educadores de forma a colmatar as dificuldades que motivaram a referenciação para a respetiva especialidade.

A TERAPEUTA DA FALA:

SARA GASPAR

CÉDULA PROFISSIONAL Nº: C-046808175

terapeuta.saragaspar@gmail.com | Tlm. 914527523

Entrada | Noticias | Serviço de Terapia da Fala nas escolas da freguesia de Vermoil