Ranha Saudável promove segunda edição de rastreios gratuitos

Em 2015 o Ranha Saudável, na 1ª edição dos rastreios gratuitos,  detetou um elevado leque de problemas de saúde na população, principalmente local, onde se verificou que o excesso de peso, a obesidade, a hipercolesterolemia e a hipertensão arterial eram frequentes. Em 2015, cerca de 62,1% dos avaliados apresentavam pré-obesidade ou mesmo obesidade e cerca de 79% apresentavam o colesterol elevado.

Estes números passaram a preocupar a equipa do Ranha Saudável, que durante um ano tentou apoiar a população a combater os estilos de vida menos saudáveis. Estamos a falar de problemas que são causa de mortalidade e morbilidade, com consequências nefastas para a saúde a médio e longo prazo, acabando por levar a outros problemas, como doenças cardiovasculares (onde se inclui o AVC), doenças osteoarticulares, síndrome metabólica, cancro, apneia do sono, entre muitas outras. Outros problemas como a escassa prática de exercício físico, má postura corporal e síndromes depressivos também foram encontrados.

Agora, em 2016, a equipa do Ranha Saudável prepara a 2ª edição de rastreios gratuitos, no dia 6 de março de 2016, na Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha.

Esta edição será baseada na anterior, mas com melhorias! Contaremos com as avaliações de glicemia, colesterol, tensão arterial, peso e índice de massa corporal, rastreio visual, mas também possibilidade de ser avaliado por uma equipa de fisioterapeutas e psicólogos. Esta edição, para além dos rastreios contará com a “Manhã Desportiva”, a iniciar às 9h30, com workshops gratuitos de Pilates (12h00 e 17h00) e de Hipnose clinica (18h00).

Para além de Luís Lisboa Santos, Nutricionista e responsável pelo projeto, a equipa do Ranha Saudável conta atualmente com Michelle Oliveira (Fisioterapeuta), Joana Crispim (Mestranda em psicologia clínica e Hipnoterapeuta), Ângela Almeida (Optometrista), Ana Rita Oliveira (Enfermeira), Ana Paula Francisco (Enfermeira), Farmácia Mendes (Vermoil), entre outros profissionais de saúde que darão apoio à equipa base. Seremos mais profissionais por cada área que na edição de 2015, para que seja possível dar resposta à procura e bater o record de participantes do ano anterior. Para além do apoio da ADSOR e da Farmácia Mendes, contamos com a Junta de Freguesia de Vermoil, Tecnifar, Multiopticas e LPM.

Como habitualmente, a iniciativa é aberta a toda a população, não só local, desde que com idade superior a 18 anos. Durante o dia teremos inúmeras atividades na área da saúde e não só!

Luís Lisboa Santos

Entrada | Noticias | Ranha Saudável promove segunda edição de rastreios gratuitos