Freguesia de Vermoil

Assembleia de Freguesia de Vermoil aprova Moção pelo acesso à A1 através do IC2 em Barracão/Meirinhas

No passado dia 29 de setembro, a Assembleia de Freguesia de Vermoil aprovou por unanimidade a Moção pela construção do nó da autoestrada do norte (A1) no IC2 em Barracão/Meirinhas, apresentada pela Junta de Freguesia, sendo que esta moção se junta assim às várias que vêm sendo realizadas pela Freguesia de Vermoil, desde 2006.

Na moção pode ler-se que “o acesso à A1 no IC2 em Barracão/Meirinhas sempre foi encarado como uma necessidade dada a sua localização estratégica reconhecida e assumida pelos vários quadrantes políticos, agentes económicos e cidadãos". Esta necessidade justifica-se pela grande concentração de empresas e indústrias nas freguesias mais próximas deste nó (União de Freguesias de Colmeias e Memória, aa União de Freguesias de Santiago de Litém, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, e as freguesias de Meirinhas, Bidoeira de Cima, Vermoil, Carnide, Boa Vista e Bajouca) e que será uma mais-valia para a economia da comunidade empresarial e industrial. 

Na moção é ainda referida a grande sobrecarga de tráfego do IC2, entre Leiria e Pombal, tendo como agravante o escoamento do trânsito oriundo das vias municipais, que contribui para o aumento substancial do fluxo de trânsito e como tal dos riscos de acidentes, “em muito devido à localização dos acessos atuais à A1 nas cidades de Leiria e Pombal”.

Desta forma, o nó de acesso à A1 através do IC2 em Barracão/Meirinhas representará mais-valias na fluidez em termos de trânsito, contribuindo para uma diminuição do mesmo nos atuais acessos à A1 em Pombal e em Leiria, permitindo um tráfego mais eficiente e com redução de poluição.

No documento apresentado pela Junta de Freguesia e aprovado pela Assembleia de Freguesia, pode ler-se ainda que “está previsto em PDM do Município de Pombal a criação de uma via que ligue este nó à A1 ao IC8, passando pelas freguesias mais a sul do concelho de Pombal, o que contribuirá para o desenvolvimento destas, com uma via deste nível”.

Assim, e em prol da dinâmica e do empreendedorismo da região e do distrito, a Assembleia de Freguesia de Vermoil, propõe “solicitar ao governo a construção urgente deste acesso há muito prometido, dado este ser inequivocamente uma maior valia para o desenvolvimento da indústria e da economia local e regional, por conseguinte do País; bem como solidarizar-se com o interesse económico das empresas tendo em vista a melhoria das acessibilidades”.

Comentários:

transportes publicos

vermoil historia

 

necrolog

 

nucleo museologico

canal youtube

junta-te a leitura

galeria fotos jfv

jobs

Entrada | Noticias | Assembleia de Freguesia de Vermoil aprova Moção pelo acesso à A1 através do IC2 em Barracão/Meirinhas