Semana aberta da ETAP – 22 a 24 de abril

Nos dias 22, 23 e 24 de abril realiza-se a Semana Aberta da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal – que contará com exposições, workshop’s, palestras, oficinas, atividades desportivas, demonstrações, jogos, rastreios e mostra de trabalhos práticos.

A Escola terá as suas portas abertas a visitantes nos dias 23 e 24 de abril, entre as 8h30 e as 17h15.

FORMAÇÃO NA ETAP

Nesta altura do ano os alunos que frequentam o 9º ano têm de efetuar escolhas sobre o curso e escola que irão frequentar no 10º ano, escolhas essas que se revelam, em muitos casos, difíceis tendo em consideração a multiplicidade das opções existentes e as incertezas que se colocam em relação ao mercado de trabalho no futuro.

Sendo que compete ao alunos fazer as escolhas gerais e específicas, na definição do seu plano curricular, que sejam convergentes com os seus objetivos de vida de médio e longo prazo, compete aos pais e encarregados de educação a tarefa de os apoiar e aconselhar na definição do seu percurso.

Assim, indo de encontro a essa necessidade de facultar aos jovens informação sobre a oferta formativa existente e, desse modo, os poder habilitar a tomar decisões mais conscientes e informadas, e atendendo ao facto da ETAP oferecer algumas formações a nível do ensino profissional, únicas na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (como é o caso dos Cursos Profissionais de Eletromecânica, Transformação de Polímeros e de Programação e Maquinação CNC), aqui se divulga a oferta formativa dos cursos profissionais da ETAP.

A opção pelos cursos profissionais poderá revelar-se uma escolha inteligente porquanto este tipo de ensino permite, após o 12º ano, aceder a uma profissão (sendo que os cursos da ETAP profissionais têm apresentado elevadas taxas de empregabilidade) ou, caso seja esse o desejo do aluno, prosseguir estudos no ensino superior. Acresce que, também do ponto de vista económico a opção pelos cursos profissionais apresenta claras vantagens pelos vastos apoios à disposição dos alunos, como sejam:

• Subsídio de Alimentação (4,27 € por dia)
  • Subsídio de Transporte (pagamento do passe)
  • Subsídio de Alojamento (se aplicável e até 125,77 € por mês)
  • Bolsa para Material de Estudo (1º Escalão: 155€ por ano; 2º Escalão: 77,5€ por ano)
  • Manuais Escolares Gratuitos
  • Bolsa de Profissionalização (subsídio adicional relativo às formações em contexto de trabalho)

Para mais informações:

POMBAL PROF - Sociedade de Educação e Ensino Profissional