Encontro Vicarial em Vermoil - Família, Projecto comum de vida.

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o encontro anual da Vigararia das Colmeias com o bispo diocesano, D. António Marto. Este ano o encontro foi enriquecido pelo saber e capacidade de comunicação do Dr.Jorge Cotovio, director pedagógico do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, na Cruz da Areia, em Leiria, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Coimbra e Secretário-geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas.

Estiveram cerca de 180 pessoas de toda a vigararia.

O Encontro foi conduzido pelo casal Susana e Pedro, de São Simão de Litém. Começou com um momento de oração em que o Sr. Bispo fez uma meditação a partir da carta aos Romanos, 12, 2.15-18.21. Os Cânticos da oração estiveram a cargo da paróquia de Albergaria dos Doze.

Como este encontro era o ponto de chegada de uma caminhada que iniciou em novembro nas famílias e passou por sete encontros paroquiais, foram apresentadas as conclusões desta caminhada. Percebemos como cada paróquia, à sua medida, viveu estes encontros.

Foi dada a palavra ao orador principal da noite, o Dr.Jorge Cotovio. É impossível transmitir tanto a riqueza dos ensinamentos que nos apresentou como a vivacidade com que o fez. Partindo da sua própria família, com imagens do que tem vivido ao longo de trinta e três anos de casamento e da construção da sua família, percorreu a Sagrada Escritura e os documentos da Igreja e foi desafiando os casais e as famílias a construírem-se e as viverem o grande dom que é ser família. Por vezes com uma linguagem saudavelmente provocatória, desafiou os casais a cuidarem do seu amor e, como pais, a darem testemunho de fé aos seus filhos. Falou da Família de Nazaré como exemplo perfeito de vida familiar. Convidou as famílias a viverem a sua missão na Igreja e na sociedade. Na Igreja evangelizando outras famílias, transmitindo a fé aos filhos e despertando vocações laicais e de especial consagração. Na sociedade, educando e com uma participação responsável. Para construir a família como um projecto comum de vida, é preciso rezar em casal e em família, perdoar ultrapassando o egoísmo, reconhecer que somos muito frágeis, incompletos, imperfeitos, ser fiel e casto, aceitar o outro tal como é, aceitar o sacrifício, as adversidades, como caminho de felicidade, ajudar os outros casais e as famílias em crise e, fundamentalmente, dar testemunho de alegria e entusiasmo no meio das dificuldades. Recordou as palavras do Papa Francisco que tantas vezes temos escutado mas que ainda temos dificuldade em viver: obrigado, por favor e desculpa. Terminou com o decálogo da família da autoria do bispo italiano Bruno Forte e que o nosso bispo cita na sua Carta Pastoral.

O Vigário Geral, Pe Jorge Guarda, aproveitou este encontro para nos dizer que a caminhada anual continua e terá o seu ponto alto na Grande Festa das Famílias que terá lugar no dia 17 de maio, na Marinha Grande, no Parque da Cerca. Para aí somos todos convidados para, com cristãos de toda a diocese, celebrar a beleza e a alegria de viver em família. Será o culminar da caminhada destes dois anos pastorais.

O encontro terminou, como habitualmente, com um chá e uns bolos preparados por algumas senhoras da Paróquia de Vermoil e da Equipa Vicarial de Pastoral Familiar.

DECÁLOGO DA FAMÍLIA (Bruno Forte, Bispo italiano)

1. Respeita a pessoa do outro como mistério

2. Esforça-te por compreender as razões do outro

3. Toma sempre a iniciativa de perdoar e de dar

4. Sê transparente com o outro e agradece-lhe a sua transparência para contigo

5. Escuta sempre o outro, sem encontrares pretextos para fechar-te ou fugir dele

6. Respeita os filhos como pessoas livres

7. Dá aos teus filhos razões de vida e de esperança juntamente com a tua esposa ou o teu esposo

8. Deixa-te pôr em questão pelas expectativas dos teus filhos e sê capaz de discutir com eles

9. Pede a Deus, em cada dia, um amor maior

10.Esforça-te por ser para o outro e para os filhos dom e testemunha de Deus.

Padre Orlandino Bom

Entrada | Noticias | Encontro Vicarial em Vermoil - Família, Projecto comum de vida.