Bodo das Castanhas 2014 aposta na diversidade e animação

O último fim de semana de outubro em Vermoil significa Bodo das Castanhas e Tasquinhas e este ano a Junta de Freguesia de Vermoil – entidade organizadora do evento em parceria com as Terras de Sicó e com o apoio do Município de Pombal – aposta essencialmente na animação de rua.

Como hábito, o Bodo das Castanhas tem início na sexta feira à noite com a celebração da missa comunitária na igreja velha de Vermoil. Às 20h30 decorre a cerimónia de abertura da edição do Bodo das Castanhas 2014. As tasquinhas estarão a cargo do Atlético Clube de Vermoil, Associação Desportiva da Ranha e da Associação de Vizinhos e Amigos dos Matos da Ranha que servirão a sua deliciosa gastronomia. Em simultâneo será possível assistir ao concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Vermoilense. Para as 22 horas está marcada a atuação de Patrícia Gameiro (participante no programa Factor X) e o restante serão estará a cargo de João Miguel.

O sábado será pleno de atividades, desde a concentração e posterior passeio dos veículos clássicos motorizados, à animação com o grupo de Concertinas do concelho de Ansião, à atuação do Rancho Etnográfico e Folclórico Academia dos Saberes de Sacavém. As crianças não serão esquecidas e para elas haverá jogos populares, pinturas, entretenimento e insufláveis. Duas novidades marcam este sábado, com a homenagem aos Ex-Combatentes da Guerra Colonial, com descerramento de lápide no Museu João de Barros, marcada para as 15h30 e logo a seguir ao Magusto Popular, a 1ª edição do Concurso do Bolo Caseiro. À noite haverá espaço para a escola de dança Diogo Carvalho, com a exibição do bailado “Cancioneiro Português” e o baile será animado pelos Oriundos da Noite.

O domingo é o dia maior do Bodo das Castanhas, com a Feira Secular de Frutos Secos e Artesanato. Mas o dia começa com os amantes das bicicletas que participarão no VIII Raid BTT “Rota do Ouriço” organizado pelo BTTralhos. A tarde será mais uma vez rica em cultura, com a animação de rua a cargo d’ “Os Porta da Traição”, Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira e Concertinas da Barrenta. Os Freedmi prometem animar a noite de domingo com o baile.

As tasquinhas funcionarão na sexta feira entre as 20h00 e as 23h30 e no sábado e no domingo entre as 12h00 e as 23h30. As castanhas assadas e a água pé serão muito bem servidas pela Sociedade Filarmónica Vermoilense. Vermoil contará ainda com a concentração de caravanistas.

A Junta de Freguesia de Vermoil convida todas as pessoas a visitarem Vermoil neste último fim de semana de outubro. Aposta em algumas mudanças, sendo a principal a promoção da animação de rua, sendo que diversos grupos andarão pelo arraial do certame a animar a festa. Os frutos secos são já por natureza um grande atrativo, mas de facto este ano são muitas as razões e os motivos que o devem convencer a vir até Vermoil.

Marque já na sua agenda, último fim de semana de outubro é em Vermoil, onde a animação, a gastronomia tradicional e regional e o calor humano são cabeça de cartaz!