Freguesia de Vermoil

Junta de Freguesia luta contra encerramento da EB1 dos Matos da Ranha

Foi com muita surpresa que a Freguesia de Vermoil e o Município de Pombal receberam a notícia de que a EB1 dos Matos da Ranha será uma das 311 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico a encerrar já no próximo ano letivo.

Em abril, a EB1 dos Matos da Ranha havia sido sinalizada, de forma automática, para encerramento, por ter menos de 21 alunos, assim como outras duas escolas do 1º CEB das freguesias do Louriçal e de Pombal. Nessa altura a Junta de Freguesia de Vermoil, a Câmara Municipal de Pombal e o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais deram o seu parecer negativo à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), relativamente ao encerramento da EB1 dos Matos da Ranha.

Posteriormente, ainda no decorrer do mês de abril, a Câmara Municipal de Pombal reuniu com a DGEstE tendo ficado acordado o encerramento das Escolas do Casal da Rola (Louriçal) e do Casal Fernão João (Pombal), mantendo-se em funcionamento a EB1 dos Matos da Ranha (Vermoil). Em maio foi emitida a lista provisória das escolas do 1º CEB a encerrar, na qual não constava o nome da EB1 dos Matos da Ranha. Como tal, o Município de Pombal, a Freguesia de Vermoil e o Agrupamento de Escolas estavam seguros de que esta escola da freguesia de Vermoil continuaria a funcionar normalmente. Por isso a surpresa e o desagrado surgiram a 23 de junho, com a nova lista de escolas do 1º ciclo, a serem encerradas já em setembro próximo, onde consta a EB1 dos Matos da Ranha.

Como escola de acolhimento, para receber os alunos da escola dos Matos, o Ministério da Educação indica a escola do primeiro ciclo do Outeiro da Ranha.

Ilídio Manuel da Mota, presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, recebeu esta notícia com uma surpreendente tristeza, confrontando-se com o encerramento de uma escola da freguesia, quando se está tão perto da construção de um centro escolar, previsto para o ano letivo 2015/2016.

Perante esta lista a Junta de Freguesia de Vermoil convidou de imediato os pais dos alunos matriculados na EB1 dos Matos da Ranha, para uma reunião, em conjunto com a Câmara Municipal de Pombal e o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais. No final deste encontro a opinião era unânime: envergar todos os esforços para lutar contra o encerramento da escola. Nesta reunião ficou claro que muitos pais não concordam com a escola de acolhimento indicada e por isso irão procurar outras alternativas, o que irá retirar várias crianças das escolas da freguesia. O Agrupamento de Escolas frisou que a solução encontrada pelo Ministério da Educação, principalmente em termos pedagógicos, é negativa. Já da parte das autarquias foi frisado o esforço financeiro que irá ser feito para a construção do novo Centro Escolar que o Município de Pombal irá realizar, mesmo sem apoios, estranhando-se que o Ministério da Educação não faça o pequeno esforço de manter um professor apenas para mais um ano letivo. Com a agravante de este encerramento ir provocar, possivelmente, a redução do número de alunos nos próximos anos letivos.

De imediato seguiram-se uma série de contatos com os serviços do Ministério da Educação, por parte do Município de Pombal e do Agrupamento de Escolas, acompanhados pela Junta de Vermoil, sendo que a 1 de julho, a Junta de Freguesia de Vermoil enviou um ofício ao Ministro da Educação e Ciência, Dr. Nuno Crato, com um pedido de autorização especial para o funcionamento da EB1 dos Matos da Ranha até à abertura do Centro Escolar na freguesia de Vermoil. Neste documento constam todas as razões a favor da manutenção desta escola que tem neste momento 15 alunos matriculados, sendo um deles com Necessidades Educativas Especiais, o que desde logo limita a turma a 15 crianças.

Ilídio Manuel da Mota informa através deste ofício que a Freguesia de Vermoil com o Município de Pombal estão a desenvolver todos os esforços para a construção de um centro escolar na freguesia, a abrir no início do ano letivo 2015/2016, pretendendo assim prestar "um serviço educativo moderno, mais eficiente e com superior qualidade", reforçando o facto de existir em Vermoil uma creche com 40 crianças que futuramente virão a usufruir do centro escolar.

Para Ilídio Manuel da Mota o eventual encerramento da escola primária dos Matos da Ranha compromete todos os esforços realizados para a construção do centro escolar bem como todo o trabalho desenvolvido por professores, auxiliares, pais e alunos.

Com o pedido de autorização especial para a manutenção da escola dos Matos da Ranha dirigido ao Dr. Nuno Crato seguiu a "Moção contra o encerramento da EB1 dos Matos da Ranha" - subscrita pela Assembleia e Junta de Freguesia de Vermoil - e aprovada por unanimidade na assembleia municipal de Pombal, no passado dia 27 de junho, e a Intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil na Assembleia Municipal de Pombal, onde se pode ler que "o agrupamento de escolas, a junta, a câmara, os pais e a comunidade local estão indignados e absolutamente contra este encerramento" e onde o autarca vermoilense apresenta as razões para que a EB1 dos Matos da Ranha se mantenha em funcionamento.

A Junta de Freguesia de Vermoil faz este pedido de autorização especial ao Ministério da Educação e Ciência, agradecendo e solicitando o apoio fundamental de demais entidades, como a Câmara Municipal de Pombal, a Assembleia Municipal de Pombal, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Geral da Educação, a Assembleia da República, o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais e a Assembleia de Freguesia de Vermoil.

Entretanto, sensível e preocupado com esta questão, o Deputado à Assembleia da República, Pedro Pimpão enviou um mail ao Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, Dr. João Casanova de Almeida, apelando "para que, de acordo com a vontade expressa pelas autarquias locais e pela população, a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico sita no lugar dos Matos da Ranha, freguesia de Vermoil, concelho de Pombal, se mantenha em funcionamento no ano letivo 2014/15, até à abertura do novo Centro Escolar de Vermoil." Pedro Pimpão refere ainda que se trata de um pedido justo e adequado tendo em conta a postura "pró-ativa e construtiva manifestada, ao longo dos anos, pelo Município de Pombal no processo de reorganização da rede escolar."

Ilídio Manuel da Mota espera que as entidades responsáveis e competentes sejam sensíveis a este pedido da Junta de Freguesia de Vermoil e que a escola do 1º CEB dos Matos da Ranha possa manter-se em funcionamento no ano letivo 2014/2015. Só assim e, posteriormente, com a abertura do Centro Escolar se pode assegurar a melhor formação escolar e o melhor futuro da educação em Vermoil! "Porque acima de tudo prezamos o bem-estar, a tranquilidade e a educação das nossas crianças, preparando o futuro daquelas que são os homens e as mulheres de amanhã." É desta forma que o autarca vermoilense apela ao Dr. Nuno Crato, esperando notícias no sentido de manter a EB1 dos Matos da Ranha em pleno funcionamento.

Comentários:

transportes publicos

vermoil historia

 

necrolog

 

nucleo museologico

canal youtube

junta-te a leitura

galeria fotos jfv

jobs

Entrada | Noticias | Junta de Freguesia luta contra encerramento da EB1 dos Matos da Ranha