Freguesia de Vermoil tem novos oleões

Há cerca de seis anos a Junta de Freguesia de Vermoil associou-se a um projeto escolar de uma turma do Colégio João de Barros, colocando oleões junto aos ecopontos existentes na freguesia de Vermoil. Posteriormente, passaram de três para seis oleões e, nos últimos anos, neste que foi um projeto pioneiro no concelho de Pombal, foram recolhidas largas centenas de litros de óleo alimentar usado.

Entretanto, a Freguesia de Vermoil teve conhecimento da existência de oleões com outras caraterísticas que oferecem mais segurança ambiental, evitando alguns constrangimentos e riscos, como o uso indevido por parte de alguns utilizadores (colocação de óleo de viaturas; derrame de óleo para o pavimento e para a rede pluvial,…) e decidiu eliminar os oleões existentes.

A Câmara Municipal de Pombal que está a apostar neste novo tipo de equipamento e, no âmbito do protocolo estabelecido para a gestão de óleos alimentares usados com a BIOESTE, já colocou dois novos oleões na freguesia de Vermoil: um na Rua do Centro Social, junto à Igreja Paroquial, em Vermoil e o outro no cruzamento da Estrada de Soure com a Rua Principal, junto às Alminhas, nos Matos da Ranha. Posteriormente serão colocados mais oleões junto aos outros ecopontos.

Os óleos alimentares usados são, geralmente, lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais ou colocados no lixo, provocando a poluição da água e do solo. Ao colocar os óleos alimentares usados nos oleões estamos a contribuir para a redução da poluição e para a transformação do óleo em biodisel. Nestes oleões devem ser colocados apenas óleos usados nas refeições. Guarde o óleo usado numa garrafa de plástico (atenção: não colocar o óleo quente na garrafa) e quando a garrafa estiver cheia, feche-a muito bem e deposite-a no oleão mais próximo.

Entrada | Noticias | Freguesia de Vermoil tem novos oleões