Castelo de Pombal reabre ao público a 12 de abril

A Câmara Municipal de Pombal promove este sábado, dia 12 de abril, a reabertura ao público do Castelo de Pombal, numa cerimónia que contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

A intervenção levada a cabo neste espaço insere-se numa política de regeneração urbana da Cidade de Pombal, cujo objetivo é a aproximação da população ao património histórico e cultural existente. A Recuperação e Revitalização do Castelo de Pombal e zona envolvente, visou contribuir para o reforço da atratividade da Cidade, através da preservação e valorização de um espaço de excelência.

Contando com financiamento em 85% por parte do Mais Centro, esta intervenção contemplou a recuperação e musealização da Torre de Menagem (intervencionada pela Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais), que sofreu obras de adaptação a espaço museológico. Foi igualmente construída uma área de receção aos visitantes, um espaço que albergará uma área de receção e um espaço de multimédia, onde os visitantes poderão visualizar um filme em 3D sobre a história do castelo e da Cidade de Pombal, bem como a animação que conta a lenda do Mouro Al Palumbar, que, segundo a mesma, é a quem se deve o nome da cidade.

Ainda nesta intervenção, deu-se a recuperação da Praça de Armas, elemento, que a par da Torre de Menagem, ocupa um lugar central no interior do Castelo. Estes trabalhos compreenderam ainda a iluminação dos espaços do Castelo, bem como a sua sonorização e limpeza das muralhas.

O Projeto de valorização dos Castelos e Muralhas e envolventes desenvolveu-se do interior do Castelo de Pombal, estendendo a sua abrangência à Zona Histórica da Cidade, onde se encontra a Torre do Relógio Velho, classificada como Monumento Nacional e que se insere numa segunda intervenção ao abrigo da candidatura de requalificação do Castelo de Pombal. A candidatura para estas intervenções apresenta um valor de 480 mil euros, onde já está incluída a intervenção futura na Torre do Relógio Velho

Este acontecimento será marcado por dois dias de comemorações (12 e 13 de abril), com destaque para a realização do Mercado Medieval, animação de rua e espetáculos de fogo.

Sábado, 12 de abril
- Desfile Medieval pelas ruas da cidade
- Abertura do Mercado Medieval - artesanato e tasquinhas
- Animação de Rua
- Cerimónia de entrega da chave do Castelo
- Intervenções das entidades oficiais
- Apresentação do audioguia do Castelo de Pombal, no âmbito da Rede de Castelos e Muralhas Medievais do Mondego
- Visita à exposição "Da ruína à salvaguarda do Castelo de Pombal"
- Visita ao Ponto de Atendimento - Visionamento dos filmes a "História do Castelo" e a "Lenda do Mouro"
- Início dos Workshop's de Alquimia, Ferreiro e Oleiro
- Animação Musical e encenações
- Espetáculo de fogo
- Encerramento do Mercado Medieval

Domingo, 13 de abril
- Abertura do Mercado Medieval- artesanato e tasquinhas
- Animação de Rua: concertos, teatro de rua, fogo, malabarismo, entre outros
- Encerramento do Mercado Medieval

Obs: em caso de condições meteorológicas adversas, apenas se realizará a abertura do Castelo ao público, ficando as restantes atividades adiadas para data a comunicar oportunamente.

Fonte: http://www.cm-pombal.pt

Entrada | Noticias | Castelo de Pombal reabre ao público a 12 de abril