Realizou-se ontem, na sede da Junta de Freguesia de Vermoil, pelas 18 horas uma ação de "Sensibilização das Entidades Empregadoras Locais", promovida pelo CLDS+ "Rosa dos Ventos", através de Vânia Costa - Assistente Social do projeto.

Apesar de terem sido convidadas cerca de 100 empresas, apenas compareceram 15 empresários que mostraram bastante interesse pelo que foi apresentado, aproveitando o momento para esclarecer algumas dúvidas sobre as medidas de apoio ao emprego que foram explicadas na sessão.

Vânia Costa apresentou três medidas das quais as empresas podem beneficiar ao contratar alguém, nomeadamente: Estímulo 2013; Apoio à Contratação via Reembolso da TSU e Estágios Emprego.

ESTÍMULO 2013

Apoio à entidade: 50% da retribuição mensal do trabalhador ou 60% da retribuição mensal do trabalhador nas seguintes situações: a) desempregados inscritos há pelo menos 12 meses consecutivos; b) beneficiário de Rendimento Social de Inserção; c) pessoas com deficiência e incapacidade; d) idade igual ou inferior a 25 anos ou superior a 50 anos; e e) mulheres detentoras de um nível de habilitações inferior ao 3º ciclo do ensino básico.

No caso de contrato de trabalho a tempo parcial ou a tempo completo a termo certo - 6 meses de apoio à entidade.

No caso de contrato de trabalho a tempo parcial ou a tempo completo sem termo - 18 meses de apoio à entidade.

Destinatários: desempregados inscritos nos serviços de emprego: há pelo menos 6 meses consecutivos ou há pelo menos 3 meses consecutivos desde que: a) não tenham concluído o ensino básico; b) tenham 45 ou mais anos de idade; c) sejam responsáveis por família monoparental; e d) ou cujo cônjuge se encontre igualmente em situação de desemprego.

No caso da medida ESTÍMULO 2013 o apoio financeiro não pode ultrapassar o montante de 1 IAS/mês nos casos de contratos de trabalho a termo e de 1,3 IAS/mês nos casos de contratos de trabalho sem termo.

APOIO À CONTRATAÇÃO VIA REEMBOLSO DA TSU

Apoio à entidade: reembolso de 100% do valor da TSU nos casos de contrato de trabalho sem termo (a tempo parcial ou a tempo completo) ou reembolso de 75% do valor da TSU nos casos de contrato de trabalho com termo (a tempo parcial ou a tempo completo).

Destinatários: desempregados inscritos nos serviços de emprego: a) jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, inclusive; b) adultos com idade igual ou superior a 45 anos; e c) adultos entre os 31 e os 44 anos, nas seguintes condições: 1) não tenham concluído o ensino básico; 2) sejam responsáveis por família monoparental; e 3) ou cujo cônjuge se encontre igualmente em situação de desemprego.

A medida ESTÍMULO 2013 e a medida REEMBOLSO TSU podem ser usufruídas pelo mesmo beneficiário em simultâneo.

ESTÁGIOS EMPREGO

Apoio à entidade: a) reembolso de 100% do salário, consoante o nível de qualificação da pessoa, durante 12 meses, não prorrogáveis; b) comparticipação no subsídio de alimentação, até ao valor fixado para os trabalhadores que exercem funções públicas; c) comparticipação no pagamento do prémio do seguro de acidentes de trabalho, até 3% de 1,3 IAS; e d) comparticipação no pagamento das despesas de transporte de estagiário com deficiência e incapacidade e dificuldades de mobilidade.

Destinatários: jovens que ainda não tenham realizado estágio emprego do IEFP, inscritos nos serviços de emprego com idades entre os 18 e os 30 anos, inclusive e com uma qualificação de nível 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações.

Estas foram as três medidas apresentadas ontem na sessão de esclarecimento. O projeto CLDS+ "Rosa dos Ventos" disponibiliza apoio técnico à elaboração de candidaturas, encaminhamento de desempregados para ofertas de emprego e informação/esclarecimento de medidas de apoio ao emprego.

Quem não teve a oportunidade de estar presente e necessite de esclarecimentos poderá contactar a CLD+ "Rosa dos Ventos" através dos seguintes contactos:

236 213 268 | 964 141 115 | 967 433 174 ou e-mail cldspombal@gmail.com

Pode ainda acompanhar o projeto através da sua página no facebook https://www.facebook.com/clds.pombal?fref=ts

Finda a apresentação, Miguel Ferreira da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal apresentou os serviços da escola, apresentando-se disponível para colaborar com os empresários locais. Deste modo, o primeiro passo será o levantamento das necessidades das empresas de modo a poderem ser adaptadas as formações, posteriormente levadas a cabo pela ETAP. Ilídio Manuel da Mota, presidente da Junta e empresário também presente na sessão de esclarecimento lançou o repto à ETAP: que apresentem algumas formações exequíveis às empresas locais.

Estas iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia e em estreita colaboração com as mais variadas entidades, como a CLDS+ "Rosa dos Ventos", a ETAP, entre outras, pretendem dinamizar a freguesia, contribuir para o seu desenvolvimento, estando sempre atenta às necessidades dos vários ramos da freguesia: desempregados, entidades empregadoras, associações locais,...

Já no próximo sábado, dia 22 de março, pelas 18 horas realizar-se-à uma sessão de esclarecimento dirigida a todas as associações locais com o objetivo de capacitação das comunidades locais e instituições, da criação e revitalização das associações.

Venha saber como pode dinamizar a associação à qual pertence!

Venha contribuir com um melhor serviço à comunidade!

Se é dirigente associativo, participe!

Entrada | Noticias | CLDS+ "Rosa dos Ventos" promoveu sessão de esclarecimento dirigida a empresários locais