Desempregados participam no workshop promovido pela CLDS+ "Rosa dos Ventos"

Realizou-se hoje, sexta feira, 14 de março, um workshop promovido pela CLDS+ "Rosa dos Ventos" dirigido a desempregados. A iniciativa decorreu na sede da Junta de Freguesia de Vermoil durante toda a manhã e consistiu em informar os desempregados - que foram convocados pelo IEFP - sobre as diversas medidas de que podem usufruir.

A equipa da CLDS+ "Rosa dos Ventos" composta por Vânia Costa (assistente social), José Coelho (gestor de recursos humanos) e Aurélie Duarte (animadora sociocultural) teve como propósito ouvir os presentes que neste momento se encontram desempregados falarem sobre a sua situação (idade, há quanto tempo estão desempregados, que tipo de rendimento auferem) e em função dessa informação, os membros da CLDS+ falaram sobre as medidas de que podem usufruir, de uma forma geral. Posteriormente, e de um modo mais particular, foi analisada a situação individual de cada um, tendo sido divulgadas algumas oportunidades de emprego.

Atualmente, existem cinco medidas:

1. Estímulo 2013 - Apoio financeiro de 50% ou 60% do salário às entidades empregadoras que celebrem contratos de trabalho a tempo parcial ou a tempo completo, por prazo igual ou superior a seis meses. Destinatários: Desempregados inscritos nos serviços de emprego: a) há pelo menos seis meses consecutivos; b) há pelo menos três meses consecutivos, desde que não tenham concluído o ensino básico, ou tenham 45 ou mais anos de idade, ou sejam responsáveis por família monoparental, ou cujo cônjuge se encontre igualmente em situação de desemprego.
  2. Estágios Emprego - Reembolso de 80% ou de 100% do salário (consoante o nível de qualificação da pessoa) durante 12 meses, não prorrogáveis. Destinatários: Jovens, que ainda não tenham realizado estágio de emprego do IEFP, inscritos nos serviços de emprego, com idades entre os 18 e os 30 anos, inclusive e com uma qualificação de nível 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações.
  3. Apoio à Contratação via Reembolso da TSU - Reembolso de 75% ou de 100% do valor da TSU às entidades empregadoras que celebrem contratos  de trabalho a tempo parcial ou a tempo completo. Destinatários: Desempregados inscritos nos serviços de emprego: a) jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, inclusive; b) adultos com idade igual ou superior a 45 anos; c) adultos entre os 31 e os 44 anos, nas seguintes condições: ou não tenham concluído o ensino básico, ou sejam responsáveis por família monoparental, ou cujo cônjuge se encontre igualmente em situação de desemprego.
  4. Contrato Emprego Inserção (CEI) - Ocupação em serviços públicos, autarquias locais e entidades de solidariedade social, com duração de 12 meses. Destinatários: Desempregados inscritos nos serviços de emprego e beneficiários de subsídio de desemprego ou subsídio social de desemprego. Apoios ao beneficiário: Bolsa mensal no valor de 20% do IAS (419,22€), Despesas de transporte, Subsídio de alimentação e Seguro de Acidentes Pessoais.
  5. Contrato Emprego Inserção + (CEI+) - Ocupação em serviços públicos, autarquias locais e entidades de solidariedade social, com duração de 12 meses. Destinatários: a) Desempregados inscritos nos serviços de emprego e beneficiários do rendimento social de inserção (RSI); e b) Desempregados inscritos nos serviços de emprego há mais de 12 meses. Apoios ao beneficiário: Bolsa mensal no valor do IAS (419,22€), Despesas de transporte, Subsídio de alimentação e Seguro de Acidentes Pessoais.

Estas são as medidas que existem atualmente dirigidas a quem se encontra desempregado e que hoje foram apresentadas pessoas que compareceram no workshop.

No caso de dúvidas e/ou necessidade de mais esclarecimentos, contacte a equipa da CLDS+ "Rosa dos Ventos" através dos seguintes números de telefone 236213268, telemóveis 964141115 ou 967433174 e e-mail: cldspombal@gmail.com

Entrada | Noticias | Desempregados participam no workshop promovido pela CLDS+ "Rosa dos Ventos"