Freguesia de Vermoil

Palmeiras afetadas pelo escaravelho vermelho. Município de Pombal intervem na freguesia de Vermoil

Nos últimos tempos, muitas têm sido as palmeiras afetadas pelo escaravelho da palmeira ou escaravelho vermelho (“rhynchophorus ferrugineus”), sendo que nos espaços públicos da freguesia de Vermoil foram atacadas a palmeira do jardim da igreja velha, a palmeira da EB1 de Vermoil e a palmeira junto à residência paroquial. Muitas outras haverá em propriedades privadas.

Alertado pela Junta de Freguesia, o Município de Pombal tratou e está a tratar de todo o processo e de todos os procedimentos necessários para o exigido abate das palmeiras, que secaram e não têm recuperação. A Vereadora Catarina Silva desencadeou todo o processo, que foi e está a ser organizado pela Engª. Túlia Paiva, dos Espaços Verdes do Município de Pombal. Técnicos do Município de Pombal, com certificação para o efeito, procederam ao tratamento químico tal como exigido. A PMUGEST foi contratada pelo Município de Pombal para o abate, corte e enterramento da palmeira da Escola Primária de Vermoil, que se realizou no passado dia 14 de janeiro. 

O Ministério da Agricultura, informado pelo Município de Pombal, acompanha todo o processo, através de três engenheiros. De referir que o escaravelho da palmeira se encontra num estado de hibernação, sendo que em fevereiro "acordará" e continuará o "ataque", por isso quem tem palmeiras deve estar atento e fazer o tratamento preventivo para o efeito.

A Junta de Freguesia de Vermoil aguarda informações do Ministério da Agricultura sobre os procedimentos necessários e assim que os tenha irá divulgá-los.

A Junta de Freguesia de Vermoil agradece ao MUNICÍPIO DE POMBAL pela intervenção que está a ter, de forma rápida, eficaz e rigorosa, verificando-se a competência, profissionalismo e formação do pessoal dos seus serviços.

A Junta de Freguesia alerta para que não se aproxime das palmeiras para que não seja atingido por ramadas secas das mesmas. E alerta-se a quem tenha palmeiras nas suas propriedades, que verifique o estado das mesmas, e no caso de estarem a secar, entre em contato com os serviços da Freguesia de Vermoil, do Município de Pombal ou com o Ministério da Agricultura.

 

Nota: Esta notícia substitui a anterior uma vez que não explicitava de forma correta todo o trabalho e apoio do Município de Pombal.

 

Comentários:

transportes publicos

vermoil historia

 

necrolog

 

nucleo museologico

canal youtube

junta-te a leitura

galeria fotos jfv

jobs

Entrada | Noticias | Palmeiras afetadas pelo escaravelho vermelho. Município de Pombal intervem na freguesia de Vermoil