Nos últimos tempos, muitas têm sido as palmeiras afetadas pelo escaravelho da palmeira ou escaravelho vermelho (“rhynchophorus ferrugineus”), sendo que nos espaços públicos da freguesia de Vermoil foram atacadas a palmeira do jardim da igreja velha, a palmeira da EB1 de Vermoil e a palmeira junto à residência paroquial. Muitas outras haverá em propriedades privadas.

Alertado pela Junta de Freguesia, o Município de Pombal tratou e está a tratar de todo o processo e de todos os procedimentos necessários para o exigido abate das palmeiras, que secaram e não têm recuperação. A Vereadora Catarina Silva desencadeou todo o processo, que foi e está a ser organizado pela Engª. Túlia Paiva, dos Espaços Verdes do Município de Pombal. Técnicos do Município de Pombal, com certificação para o efeito, procederam ao tratamento químico tal como exigido. A PMUGEST foi contratada pelo Município de Pombal para o abate, corte e enterramento da palmeira da Escola Primária de Vermoil, que se realizou no passado dia 14 de janeiro.

O Ministério da Agricultura, informado pelo Município de Pombal, acompanha todo o processo, através de três engenheiros. De referir que o escaravelho da palmeira se encontra num estado de hibernação, sendo que em fevereiro "acordará" e continuará o "ataque", por isso quem tem palmeiras deve estar atento e fazer o tratamento preventivo para o efeito.

A Junta de Freguesia de Vermoil aguarda informações do Ministério da Agricultura sobre os procedimentos necessários e assim que os tenha irá divulgá-los.

A Junta de Freguesia de Vermoil agradece ao MUNICÍPIO DE POMBAL pela intervenção que está a ter, de forma rápida, eficaz e rigorosa, verificando-se a competência, profissionalismo e formação do pessoal dos seus serviços.

A Junta de Freguesia alerta para que não se aproxime das palmeiras para que não seja atingido por ramadas secas das mesmas. E alerta-se a quem tenha palmeiras nas suas propriedades, que verifique o estado das mesmas, e no caso de estarem a secar, entre em contato com os serviços da Freguesia de Vermoil, do Município de Pombal ou com o Ministério da Agricultura.

Nota: Esta notícia substitui a anterior uma vez que não explicitava de forma correta todo o trabalho e apoio do Município de Pombal.

Entrada | Noticias | Palmeiras afetadas pelo escaravelho vermelho. Município de Pombal intervem na freguesia de Vermoil