Na sexta-feira, dia 6 de dezembro, com início pelas 21h00, decorreu, no salão paroquial de Vermoil, o encontro vicarial do bispo diocesano, D. António Marto, com casais e jovens adultos da vigararia de Colmeias. Estiveram presentes cerca de 150 pessoas.

Foi o primeiro de nove encontros que até maio vão ter lugar nas nove vigararias da diocese. Estes encontros pretendem sensibilizar as comunidades em geral e os casais e jovens adultos em particular para o anúncio e testemunho do sentido cristão da afetividade, do amor e da família, apresentar o matrimónio como dom e vocação, incentivar a preparação para o sacramento e a espiritualidade conjugal e familiar.

O esquema do encontro foi preparado pelo Departamento Diocesano de Pastoral Familiar e localmente foi trabalhado pela Equipa Vicarial de Pastoral Familiar, composta por casais das várias paróquias da vigararia.
O encontrou iniciou com um momento de oração com a leitura de um trecho da Carta de S. Paulo aos Colossenses (Cl 3,12-17) e uma meditação feita pelo nosso bispo.

D. António iniciou esta meditação partilhando sentimentos de alegria por poder estar com os seus diocesanos. Como Pastor, faz-lhe bem estar com as comunidades. Partindo do título da Carta Pastoral que nos escreveu para este ano “A Beleza e a Alegria de Viver em Família”, falou da beleza do amor doação entre o homem e a mulher. Este amor vivido em matrimónio é fonte de vida. Vida biológica mas muito mais. Os pais são dadores de vida em todo o processo de crescimento dos filhos.

A Família é assim uma comunidade para o bem de todos. Na família todos se sacrificam uns pelos outros. Todos se defendem. A família é o lugar dos afetos. Onde amamos e somos amados incondicionalmente. Espaço onde se aprende a arte de dialogar, de comunicar.

Citando o Papa Francisco, D. António apresentou a família como “motor do mundo e da vida”. O que faz andar este motor é a espiritualidade e a qualidade de presença uns aos outros. A família que é chamada a construir-se no dia-a-dia, com dificuldades e conquistas, com as qualidades e defeitos de cada um. D. António terminou citando três palavras que o Papa Francisco apresentou como fundamentais para toda a família: “Com licença, obrigado e desculpa.”

Terminado o momento de oração e meditação, o Departamento Diocesano de Pastoral Familiar, representado pelo Pe. José Augusto e pelo casal Ângela e Luís Miguel Narciso, apresentou a missão da Pastoral Familiar. Começaram por apresentar um vídeo em que um casal italiano fala das suas conquistas e frustrações na construção de uma família nos tempos que correm. A Ângela e o Luís Miguel apresentaram a estrutura da Pastoral familiar nos diversos âmbitos desde diocesano a paroquial. Terminaram com o desafio de que se constitua em cada paróquia uma equipa de alguns casais atentos à realidade da família.
O Pe. José Augusto, constatando a diminuição de casais que celebram o sacramento do Matrimónio, deixou o repto de se fazer uma preparação mais cuidadosa dos que se preparam para celebrar o seu matrimónio. Se são poucos que se faça melhor e que se cuidem mais.

O casal Fátima e Leonel Rodrigues, da Cartaria, Albergaria dos Doze, deu o seu testemunho como casal e como família inserido na comunidade da sua localidade e da sua paróquia. Como, ao longo do tempo, têm vivido o ser casal sacramentado e como têm sido auxílio um para o outro.

O encontro terminou, depois de uma breve oração, com um convívio e o cantar de parabéns a todos os casais que procuram alimentar a sua relação. Este convívio foi preparado por algumas pessoas das comunidades de Vermoil e Meirinhas. A condução do encontro esteve a cargo do casal Filomena e Jorge da Memória e teve ainda a animação musical a cargo do coro da Paróquia de Meirinhas.

Pe. Orlandino Bom

Entrada | Noticias | FAMÍLIA COMUNIDADE DE FÉ, DE AMOR E DE VIDA - Encontro vicarial para casais e jovens adultos