Freguesia de Vermoil

Dia 1 de novembro é «de preceito» para os católicos

O padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), referiu hoje dia 31 de outubro, que o Dia de Todos os Santos continua a ser um «dia de preceito» e, “na medida do possível”, os católicos “devem participar numa missa”.

“Pela primeira vez, neste dia 1 de novembro, vamos ter um «dia santo» que não coincide com um feriado nacional: é o Dia de Todos os Santos, que para os católicos continua a ser um «dia de preceito», ou seja em que, na medida do possível, devem participar numa missa, continuando a ser um dia de trabalho, já que foi suprimido o feriado”, referiu o padre Manuel Morujão à Agência ECCLESIA.

Sobre a comemoração do dia dos Fiéis Defuntos, a 2 de novembro, o porta-voz Conferência Episcopal Portuguesa lembrou que muitas pessoas costumavam cumprir a tradição de “visitar os cemitérios, onde foram sepultados os seus familiares e amigos, e participar em celebrações religiosas” no dia 1 de novembro, aproveitando o facto de ser feriado.

Com a supressão do feriado “não será tão fácil cumprir esta devoção tão humana e tão cristã”, declara o padre Manuel Morujão.

Na freguesia de Vermoil, as Cerimónias dos Fiéis Defuntos (Finados) serão realizadas com as visitas aos Cemitérios após as Missas nas igrejas locais:

- Ranha de São João, sábado 2 de Novembro, pelas 18h00;

- Matos da Ranha, domingo 3 de Novembro, pelas 8h45;

- Vermoil, domingo 3 de Novembro, pelas 15h00.

 

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=97546  

           https://www.facebook.com/freguesiadevermoil.pt?fref=ts

 

Comentários:

transportes publicos

vermoil historia

 

necrolog

 

nucleo museologico

canal youtube

junta-te a leitura

galeria fotos jfv

jobs

Entrada | Noticias | Dia 1 de novembro é «de preceito» para os católicos