Freguesia de Vermoil

Ilídio Manuel da Mota tomou posse no passado dia 14 de outubro

No passado dia 14 de outubro, o salão nobre da Freguesia de Vermoil foi  pequeno para acolher todos os que compareceram para assistir à tomada de posse dos eleitos a 29.09.2013 e, desta forma, manifestarem o seu apoio ao novo executivo, agora constituído por Ilídio Manuel da Mota (Presidente), Carlos José Mendes dos Santos (Secretário) e Maria Eugénia Rodrigues Mendes (Tesoureira) – a primeira mulher desde sempre num executivo da Freguesia de Vermoil. Manuel Sobreiro Ferreira continua como Presidente da Assembleia de Freguesia, constituída por Daniel Brito Ferreira (1º Secretário), Ana Paula Gaspar da Costa (2º Secretário) e como vogais Américo Marques, Sidalina Mota, Manuel Almeida, Manuel Gomes, Carlos Pinto e Elisabete Gaspar Mota.

Na primeira cerimónia de tomada de posse realizada ao nível do concelho de Pombal, marcaram presença o agora Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus e o Deputado na Assembleia da República, Pedro Pimpão.

 

 

Para aqueles que não puderam estar presentes, aqui fica o discurso proferido pelo Presidente da Junta de Freguesia – Ilídio Manuel da Mota.

"Exmo. Senhor Deputado da Assembleia da Republica, Dr. Pedro Pimpão,

Exmo. Senhor Presidente da Câmara eleito, Dr. Diogo Mateus,

Exmas. Senhoras e Senhores Vereadores, Dr. Adelino Mendes e Marlene Matias

Exmos. Senhores Professores, Paulo Pinheiro e Paulo Sismeiro, da Direção do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais,

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia e amigo Manuel Sobreiro,

Exmas., Senhoras e Senhores membros da Assembleia de Freguesia de Vermoil,

Caros colegas autarcas aqui presentes, com um cumprimento muito especial para os meus colegas de executivo Eugénia e Carlos,

Reverendíssimo Sr. Padre Orlandino, Pároco da Paróquia de Vermoil,

Caros funcionários da Freguesia de Vermoil,

Distintos jornalistas da comunicação social,

Amigos da Freguesia de Vermoil,

Senhoras e senhores,

Boa Noite! Muito obrigado por terem vindo participar nesta cerimónia da tomada de posse da nova assembleia e junta de Freguesia de Vermoil!

Permitam-me que partilhe convosco algumas palavras por esta ocasião:

No dia 24 de outubro de 2005, tomei posse como presidente da junta de freguesia de Vermoil, assumindo o compromisso que me foi confiado pela comunidade vermoilense, com toda a responsabilidade e com grande espirito de missão e entrega, tal como a equipa que convidei para o executivo da junta de freguesia, o Diogo Botas e o Carlos Santos.

Nessa altura o slogan do nosso projeto foi: “Chegou a hora, vamos dar força a Vermoil!”.

Dotamos a freguesia de diverso equipamento, bem como de novos serviços e melhoramos outros que já existiam. Contratamos para os serviços da junta diversos funcionários, dos quais destaco o brilhante trabalho de três, sem desvalorizar o trabalho de todos os outros, permitam-me que destaque o Espanhol, a Natália e a Patrícia! Pessoas que vestem a “camisola” da freguesia de Vermoil, que se desdobram nas mais variadas funções, que muito fazem pela nossa população e que são uma grande mais-valia para a nossa comunidade, o seu trabalho vai muito para além das suas competências, em nome da Freguesia de Vermoil, muito obrigado! Que tenham saúde e ânimo para continuarem o admirável trabalho que têm desenvolvido, para a nossa comunidade.

O nosso projeto foi agregador e de união da Freguesia de Vermoil! Trabalhamos no sentido de toda a comunidade, desde as coletividades às escolas, da comunidade religiosa às pessoas, das empresas a todas as forças vivas, sentirem na junta de freguesia o seu elo de ligação e união, para dentro e para fora da freguesia.

Ao longo desses primeiros quatro anos de mandato graças ao trabalho, não só da junta de freguesia, mas também de toda a comunidade vermoilense e de muitos investimentos feitos pelo Município de Pombal a Freguesia de Vermoil ficou mais forte, melhor e mais unida!

Em 26 de outubro de 2009, em conjunto com a mesma equipa da junta, tomei posse, para o segundo mandato, o slogan foi de continuidade: “Força Vermoil, vamos continuar”.

Continuamos, realizamos obra e conseguimos que a nossa freguesia fosse dotada de diversas infraestruturas por parte do Município de Pombal.

Ao longo dos últimos 8 anos foram realizados inúmeros investimentos pela junta de freguesia, com o apoio do município de Pombal, bem como muitos outros feitos pelo município com o acompanhamento da junta, bem como outros realizados pelas associações com o apoio da junta, da câmara e até do governo. Muito se fez mesmo em tempo de crise.

Sucintamente permitam-me que recorde alguns:

- Requalificação das Escolas Primárias de Vermoil; Outeiro da Ranha; Matos da Ranha; Calvaria e Tojal, a par com um enorme conjunto de serviços na área da educação.

- O Lar de Idosos e a Creche, pelo Centro Social Júlio Antunes.

- A Sede dos Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha.

- Saneamento básico, que com as obras realizadas e em curso ficaremos com 80% das habitações servidas por esta importante infraestrutura.

- Rede de água pública nos Matos da Ranha e na Ranha de Cima.

- Ao nível da rede viária, foram asfaltadas diversas vias secundárias, servindo muitas casas que tinham estradas de terra batida, bem como vias principais: a estrada de Vermoil à Ranha; de Vermoil aos Matos; e de Vermoil às Meirinhas. Em todas elas tivemos a colaboração de muitos proprietários que cederam terreno para o alargamento das vias. Foi construída a nova ponte sobre o rio Arunca, em Vermoil.

- Em termos de qualificação urbana e rede pedonal, foram feitos os passeios de Vermoil à Ranha.

- Demos valor à nossa cultura, com a criação do Museu João de Barros, com a edição do livro do Padre Américo, Vermoil Retalhos da sua história e com a compra do terreno onde estão as ruínas romanas na Telhada.

- Trouxemos Teatro a Vermoil, dinamizamos o Bodo das Castanhas e enriquecemo-lo.

- Criamos as Brigadas de Proteção Civil, que têm tido um papel importantíssimo na prevenção dos incêndios florestais, que têm sido um flagelo a nível nacional do qual temos sido guardados, graças a Deus e aos 30 voluntários vermoilenses que integram as brigadas, a eles presto o agradecimento em nome da nossa freguesia. Estes homens prestaram grande auxílio aquando das cheias de 2006 e 2011, bem como no início deste ano, aquando da tempestade de Gong que deixou cortadas inúmeras estradas e eles prontamente as desimpediram!

- Ampliamos o cemitério da Ranha de São João.

- Foram dados importantes apoios pelo município de Pombal a diversas coletividades, que contaram com a ajuda da junta, principalmente à Filarmónica, à Associação Desportiva da Ranha, ao Atlético Clube de Vermoil e ao Centro Social Júlio Antunes.

- Ao nível dos serviços, fizemos a profissionalização dos serviços da junta, aos quais juntamos em 2007 os serviços dos Correios. A nossa junta é a que tem o horário de atendimento mais alargado do concelho de Pombal, até mais do que os serviços do município. De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h30, com interrupção para almoço de apenas 1 hora.

- Criamos um site da freguesia com uma completíssima informação, bem como o Boletim da Freguesia – Notícias de Vermoil, que agrega informação de toda a nossa comunidade, um documento brilhante, editado pela Patrícia Gaspar. O Notícias de Vermoil vem reunindo um conjunto de informações que visam informar a comunidade, dar a conhecer Vermoil a outras comunidades, bem como deixar um legado do que por cá se faz as gerações vindouras.

- Procurámos sempre o bem-estar comum, representando a nossa comunidade e defendendo os seus interesses, recordo que conseguimos evitar que a REN viesse rasgar a nossa freguesia com mais uma linha de muito alta tensão, em zonas habitacionais, florestais e de património histórico. Recordo que batalhamos junto da EDP, para a reposição da energia elétrica aquando da tempestade de 19 de janeiro passado. Recordo que temos batalhado por termos melhores serviços de saúde, junto da Administração Regional de Saúde, bem como por ter um médico de família das 3 vezes que ficamos sem o mesmo na nossa extensão de saúde. Sendo que a ultima vez foi no passado mês de julho e que apesar de a situação ainda se manter, já está um novo médico contratado pela ARS que deverá entrar em funções dentro de 3 semanas. Há um ano atrás andávamos com o coração nas mãos temendo que a nossa freguesia fosse extinta, mas conseguimos com grande união e com grande força defender o interesse da Freguesia de Vermoil, alicerçados em 800 anos de história, conseguindo vencer e mantermo-nos autónomos!

Muito foi feito e realizado ao longo destes 8 anos, não vou estar a enumerar mais da nossa atividade, pois a mesma está esplanada e pode ser consultada no site da junta, nos documentos da atividade da freguesia.

Tudo isto foi possível graças a todas as forças vivas da freguesia de Vermoil, principalmente às nossas coletividades que todos os dias acrescentam valor à nossa Freguesia, foi possível graças ao trabalho e empenho dos meus colegas de executivo Diogo Botas e Carlos Santos, graças à nossa assembleia de freguesia brilhantemente presidida pelo Sr. Manuel Sobreiro. Foi possível ainda, graças ao trabalho de todo o pessoal da junta, a todo o pessoal do município de Pombal e principalmente à Câmara Municipal e ao Município de Pombal.

Todo este trabalho, todo este valor, todo o crescimento das nossas coletividades e toda esta força que a Freguesia de Vermoil ganhou, deve-se ao espirito, dedicação e empenho de um grande homem que tem liderado a Câmara Municipal de Pombal, o nosso amigo Eng. Narciso Ferreira Mota. Ao Eng. Narciso Mota, fica o nosso agradecimento por tudo o que fez pela nossa freguesia e pelo nosso concelho!

Foi uma experiência muito enriquecedora e muito frutífera trabalhar com o Eng. Narciso Mota, com ele muito aprendi! Será sempre recordado nesta freguesia como alguém que muito fez por todos nós!

Hoje, 14 de outubro, um novo ciclo se abre, os eleitores vermoilenses confiaram esmagadora maioria à lista e ao programa que apresentei. Foram 4 os partidos que concorreram às eleições do passado dia 29 de setembro, tendo ao PSD sido confiados 7 mandatos, ao PS 2, sendo que ao CDS e à CDU não foi confiado nenhum mandato. Saúdo todas as candidaturas, no entanto, não vou fazer qualquer consideração ou comentário aos outros partidos concorrentes, como de resto não o fiz durante a pré-campanha ou campanha eleitoral. Os eleitores vermoilenses superiormente e conscientemente decidiram no ato eleitoral, devendo daí serem tiradas as elações por cada um.

Dizia, que hoje um novo ciclo se abre, pois apesar de ser o meu terceiro mandato como presidente da junta de Freguesia de Vermoil, estou rodeado de um novo executivo, o Carlos, que se mantém, como secretário da junta e um novo elemento, a Eugénia Mendes, pela primeira vez na história da freguesia de Vermoil uma mulher num cargo executivo de tesoureiro da junta.

A Eugénia é uma mulher muito atenta, muito perspicaz, gosta e sabe ouvir todas as pessoas, tem visão, tem uma experiência de vida alargada a nível pessoal, empresarial, associativa e até autárquica como membro da assembleia de freguesia de Vermoil. Sendo mulher, por si só, tem uma forma de pensar e tratar os assuntos de um modo mais delicado, mais cuidado e mais determinado.

Estou certo que o executivo da junta de Freguesia vai ganhar uma nova dinâmica, que vai valorizar tudo o que até aqui tem sido feito, aperfeiçoando e melhorando os serviços da junta e trazer novos serviços e novos investimentos para a nossa comunidade.

Um novo ciclo se abre, também, com um novo presidente da Câmara, o Dr. Diogo Mateus, com uma nova equipa de vereadores.

Caro amigo e presidente eleito Dr. Diogo Mateus, faço votos para que o este novo executivo camarário, faça um brilhante mandato, pois tem reunidas condições únicas: tem experiência; conhecem bem o concelho de Pombal, cada freguesia, cada associação e os pombalenses; herdam um legado enorme de obras feitas; contam com um município que se encontra de boa saúde financeira, com capacidade para realizar novas obras; têm um governo da mesma cor partidária; e têm convosco o melhor povo de Portugal: os pombalenses!

Sr. Presidente da Câmara eleito, Dr. Diogo Mateus, permita-me que sucintamente deixe desde já algumas matérias prioritárias para a nossa freguesia, da qual espero o seu melhor empenho para a sua rápida execução, que é tão necessária:

- Construção do Centro Escolar da Freguesia Vermoil, que já deveria ter sido construído em 2012. Para que esta freguesia não sofra mais com esta lacuna, terá de ser erguido no imediato, para abrir portas em 2014 ou o mais tardar em 2015.

- Requalificação da Fonte da Saúde, bem como os passeios pedonais na estrada principal e na rua da Capela, nesta localidade.

- Precisamos de todo o envolvimento e apoio do novo presidente e da Câmara Municipal de Pombal, para que ajude a junta de freguesia de Vermoil a conseguir a Unidade de Saúde Familiar, junto da ARS, para a Freguesia de Vermoil.

Muito mais projetos temos para apresentar a V/Exa., os quais oportunamente apresentaremos em altura e local próprio, estando certos de todo o seu empenho e colaboração para a sua concretização.

De salientar que somos uma Freguesia pobre, assim como outras no nosso concelho, não temos quaisquer rendimentos próprios, para além do Fundo de Financiamento das Freguesias e do protocolo de delegação de competências da câmara à junta, o qual espero que seja reforçado e alargado para o próximo quadriénio.

Não posso deixar de referir que se verificam assimetrias financeiras graves entre as freguesias no concelho de Pombal. Pois temos várias freguesias pobres, como a nossa, e do por outro lado vêm-se freguesias que têm rendimentos com pedreiras, antenas de comunicações e de energia eólica, na ordem de largas dezenas de milhares de euros. O município pouco tem feito para atenuar estas assimetrias. Com a agravante, no caso da nossa freguesia, onde têm sido explorados milhões de metros cúbicos de água, para diversas freguesias, sem qualquer compensação financeira e ainda por cima temos metade da população sem água de rede pública.

Espero senhor presidente Dr. Diogo Mateus, que possa atenuar estas assimetrias e que corresponda ao melhor nível com estas freguesias financeiramente mais desfavorecidas.

Neste novo ciclo que hoje se inicia, continuarei a liderar os destinos da nossa freguesia com o espírito de trabalho de equipa, com espírito de missão, com empenho e motivação, sempre auscultando a opinião da população, das associações, das Assembleia de Freguesia e demais entidades para que tenha a real sensibilidade das necessidades da freguesia e de forma a lhes dar resolução. Faço votos para que esta equipa, que está empenhada em trabalhar no sentido de desenvolver a nossa freguesia, seja enriquecida a partir de hoje, quer com os membros lista do Partido Socialista, quer com todos aqueles que queiram contribuir para uma freguesia melhor, quer com todo o pessoal ao serviço da junta de Freguesia e todas as forças vivas da freguesia de Vermoil!

Mais Vermoil! Viva a Freguesia de Vermoil!

Vermoil, 14 de outubro de 2013,

O Presidente da Junta de Freguesia,

Ilídio Manuel da Mota"

Comentários:

transportes publicos

vermoil historia

 

necrolog

 

nucleo museologico

canal youtube

junta-te a leitura

galeria fotos jfv

jobs

Entrada | Noticias | Ilídio Manuel da Mota tomou posse no passado dia 14 de outubro