Bênção da Ampliação do Cemitério da Ranha de São João

No passado domingo, dia 6 de outubro, o Pároco da Paróquia de Vermoil, Rev. Padre Orlandino Bom procedeu à bênção da ampliação do cemitério da Ranha de São João.

As obras de ampliação foram realizadas pela Junta de Freguesia de Vermoil, no âmbito de um acordo de colaboração com o Município de Pombal.

Eis o discurso proferido pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, Ilídio Manuel da Mota:

"Reverendíssimo Sr. Padre Orlandino,

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Eng.º Narciso Mota,

Exmo. Senhor Presidente da Câmara eleito, Dr. Diogo Mateus,

Caros colegas autarcas Diogo Botas e Carlos Santos,

Comunidade dos diversos lugares da Ranha de Cima,

Senhoras e Senhoras,

Bom dia!

No final da década de 60 esta população da Ranha de Cima construiu, em conjunto com a população dos Matos da Ranha, o Cemitério da Ranha de São João, para que estas comunidades pudessem prestar homenagem aos seus entes queridos, com maior proximidade, pois até essa altura todos os defuntos iam a sepultar no cemitério de Vermoil.

Em 1992 a comunidade dos Matos da Ranha, ergueu um novo cemitério na sua localidade, ficando nessa altura a freguesia de Vermoil servida por três cemitérios, nos três principais polos habitacionais da nossa freguesia.

O cemitério da Ranha de S. João foi gerido por uma comissão local, que fez a gestão do cemitério e que adquiriu o terreno para a sua ampliação.

Até que em junho de 2007, a gestão passou para a Junta de Freguesia de Vermoil, tendo sido criada uma comissão para essa transição, integrada pelo Sr. Ramiro Antunes e pelo Sr. Adelino Ferreira, que prestaram com grande descrição e com todo o rigor um serviço que reconhecemos e muito agradecemos.

Dado o cemitério estar a ficar sem novos terrenos disponíveis, a Junta de Freguesia desenvolveu, com todo o apoio do Município de Pombal, o projeto para ampliação do cemitério.

O projeto foi feito por técnicos da câmara, tendo sido aprimorado e melhorado, com o conhecimento e a prática das necessidades para uma maior rentabilização e melhor utilização.

Para que conseguíssemos erguer a obra, que hoje foi abençoada, pelo Padre Orlandino, foi necessário ter o apoio financeiro do Município de Pombal, para o efeito foi realizado um acordo de colaboração entre a Junta de Freguesia de Vermoil e a Câmara Municipal.

Sr. Presidente da Câmara, Eng.º Narciso Mota, a Freguesia de Vermoil reconhece e agradece este esforço financeiro, por parte do Município, sem o qual não teria sido possível a realização desta obra importante para esta comunidade.

Nesta obra, que foi adjudicada à empresa Materponte, com sede na nossa freguesia e a qual cumpriu com rigor o caderno de encargos, tendo feito uma execução de excelente qualidade, privilegiámos um espaço que inspire calma, confiança, paz, tranquilidade e silêncio, pois é aqui que iremos prestar homenagem aos nossos familiares, amigos e aos nossos conterrâneos.

O acesso foi totalmente redimensionado, para permitir parqueamento de viaturas e a passagem das mesmas. Foi ainda feito um acesso na parte traseira, para melhor acesso a quem se desloca a pé e vem do lado do Outeiro da Ranha.

No interior privilegiámos espaços largos para bons acessos aos diversos talhões.

O novo cemitério está preparado para diversos tipos de sepulturas, como os jazigos subterrâneos, que até aqui não eram possíveis neste cemitério.

Apesar de não estar previsto no projeto, estão a ser terminadas casas de banho numa das divisões da casa de apoio ao cemitério.

Esperamos que todas as famílias que aqui tenham os seus entes queridos, que já partiram, ou os que aqui ainda venham a ter a sua última morada, encontrem e se sintam num espaço, onde com tranquilidade, paz, serenidade e dignidade lhes possam prestar homenagem e se sintam confortados quando aqui os recordarem.

Estando aqui perante esta comunidade, destes lugares da Ranha de Cima e na presença do nosso presidente da Câmara, permitam-me que recorde e agradeça ao Eng.º Narciso Mota, todo o apoio e algumas das principais obras que foram realizadas pela Câmara e pela Junta, em estreita parceria, ao longo destes últimos oito anos: rede de saneamento básico e água de rede pública, que dentro em breve estará disponível nas vossas torneiras; sede da Associação dos Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha; dimensionamento e asfaltamento de diversas vias; passeios pedonais na estrada principal; requalificação e ampliação da escola primária; elevados apoios financeiros à Associação Desportiva da Ranha; bem como à comissão da Capela, para reconstrução do Coreto e diversos arranjos no adro da Capela; e agora a ampliação do Cemitério da Ranha de São João!

Tudo isto foi possível graças ao trabalho, empenho e dedicação da junta, deixando uma palavra de agradecimento ao Diogo Botas e ao Carlos Santos, meus colegas de executivo, bem como a todo o apoio que sempre encontrámos no nosso Presidente da Câmara Eng.º Narciso Mota e em toda a sua equipa de vereadores.

Tudo isto é possível, principalmente, graças a esta grande comunidade da Ranha, pelo seu espirito bairrista, associativo e cooperante com as autarquias!

Bem hajam e que sintam conforto neste local de saudade, um espaço sagrado onde prestamos tributo e honramos a memória aos que amamos e que já partiram!

Vermoil, 6 de outubro de 2013

O Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil,