Inauguração da sede da Associação de Clássicos de Vermoil

A sede da Associação Clássicos de Vermoil – antiga escola primária do Tojal – foi inaugurada no passado domingo, dia 6 de outubro, após o término das obras de requalificação do espaço levadas a cabo pela Junta de Freguesia de Vermoil, no âmbito de um acordo de colaboração com o Município de Pombal.

Eis o discurso proferido pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, Ilídio Manuel da Mota:

"Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Eng. Narciso Mota,

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Eleito, Dr. Diogo Mateus,

Caros colegas autarcas Diogo Botas e Carlos Santos,

Cara Direção e sócios da Associação Clássicos de Vermoil

Comunidade do Tojal, Palhaça, Abrolho, Mata do Tojal, Porto Velho, Roçadas, Casal Lucas e demais lugares desta parte sul da freguesia de Vermoil,

Senhoras e Senhoras,

Boa tarde!

Estamos aqui reunidos naquela que foi um escola primária do Tojal, fundada em 1961, por onde passaram centenas de habitantes destes lugares onde aprenderam a ler, a escrever e onde receberam educação que os fizeram crescer na vida.

Por aqui passaram homens e mulheres, que hoje têm as mais diversas profissões e alguns que se tornaram pessoas que muito honram a freguesia de Vermoil, como o Padre Américo Ferreira, que seguiu a sua vocação, foi ordenado Padre, tendo um percurso excecional, foi reitor do seminário de Leiria e desempenhou diversos cargos. Reconhecido com a medalha de mérito municipal grau prata, escreveu o livro da nossa história: Vermoil Retalhos da Sua História.

No início do atual milénio esta escola foi encerrada por falta de alunos.

Entretanto o Município de Pombal, numa política de preservação do património quis conservar esta escola, à semelhança do que foi feito na escola da Calvaria, e partilhá-la com uma associação da freguesia, para a sua sede e para manutenção do espaço.

Para a realização das obras, a Câmara Municipal realizou um acordo de colaboração com a Junta de Freguesia de Vermoil, para a requalificação do edifício.

Esta parte, nascente da escola, será agora cedida através de protocolo por dois anos, renovável, à jovem Associação dos Clássicos de Vermoil, continuando a parte poente cedida ao Atlético Clube de Vermoil, clube que tem a sua sede, na antiga sede da Junta de Freguesia.

Pretende-se que este espaço não seja apenas a sede dos Clássicos de Vermoil, esperamos que seja um espaço de convívio, para esta comunidade que se encontra nesta parte mais a sul da nossa freguesia. Queremos que aqui se promovam encontros, para que todas as gerações desta comunidade aqui convivam.

Seria bom que a associação pudesse aqui colocar alguns equipamentos lúdicos, um mini parque infantil, para as crianças aqui possam brincar e divertir-se, pois graças a Deus, voltaram a haver crianças por estes lados!

Quando houver algum evento de culto, espero que prontamente, o espaço seja cedido para o efeito, assim como se alguma família ou grupo aqui pretenda realizar algum evento, encontre bom acolhimento por parte da direção para o efeito.

Esta associação terá de ter uma componente social, que é cada vez mais necessária, pelo que lanço o repto para que desenvolvam ações de apoio social, a pessoas carenciadas.

Aos carenciados de bens, que promovam ações para que lhos façam chegar.

Aos carenciados de carinho e estão isolados ou mais sozinhos, que lhes façam visitas, com eles conversem e lhes deem apoio. Deixo ainda a ideia de poderem ter aqui uma loja social, com vestuário e até alguns bens alimentares.

Noutra vertente, seria bom que pudessem desenvolver ações de sensibilização de prevenção rodoviária, para uma circulação nas vias públicas com mais segurança e com mais civismo.

Permitam-me estas sugestões, pois o investimento que aqui foi feito é rentabilizado pela preservação do património camarário, será rentabilizado por vos disponibilizar um espaço para poderem desenvolver as atividades da vossa associação, mas tem principalmente de ser rentabilizado por um conjunto de mais-valias que possam e devem trazer para a comunidade vermoilense.

Sendo a comunidade vermoilense tão rica em associativismo, aos mais diversos níveis, é neste nível, do apoio social, que acima referi, que se encontra mais carente, daí eu vos lançar este repto e estou certo que irão fazer o que estiver ao vosso alcance para corresponder da melhor forma, conto convosco, a freguesia de Vermoil também!

Sublinho que é muito importante que se empenhem para uma excelente atividade, não só para os sócios mas também para toda a comunidade!

Espero que desenvolvam um Plano de Atividades, muito ambicioso, para o ano 2014, agradecendo que o façam chegar à Junta de Freguesia e que com dedicação e trabalho o concretizem.

Resta-me agradecer ao Sr. Presidente da Câmara, Eng.º Narciso Mota, por todo o apoio dado, graças ao investimento aqui feito pelo Município de Pombal em estreita parceria com a Junta de Freguesia de Vermoil foi possível criar aqui condições excecionais para que esta jovem Associação dos Clássicos de Vermoil seja uma mais-valia para a nossa comunidade e assim podermos voltar a ver brilhar a Escola do Tojal!

Vermoil, 6 de outubro de 2013.

O Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil,

Ilídio Manuel da Mota"