O Brasão da Freguesia, pela EB1 do Outeiro da Ranha

Breve historial

eb1 brasaodafreguesiaPesquisámos a nossa freguesia e o seu significado. É uma freguesia do Concelho de Pombal, Distrito de Leiria.

A sua área geográfica tem uma extensão é de 21,1 km2

O Orago é de Nossa Senhora da Conceição, padroeira desta paróquia.

Está situada na margem esquerda do Arunca e a nove quilómetros da sede do concelho.

O seu repovoamento data o século XII.

Em tempos possuiu indústrias, resinosas e de cerâmica, tendo-se ao longo dos tempos diversificado noutras áreas. Houve uma grande incrementação do comércio e serviços. A igreja que conhecemos hoje como Igreja Velha foi reedificada no século XVII, havendo indícios históricos que tenha sido iniciada no Século XII. Na zona da Gafaria existiu um hospital - o “Hospital das Gafas”.

logo vermoilA capela de Santo António, foi mandada edificar por João de Barros (Historiador do século XVI), autor das Décadas da Índia, acolheu os restos mortais do seu fundador até uma transladação para a igreja de Alcobaça.

Esta freguesia deu origem a duas novas freguesias: a de Carnide (1952) e a das Meirinhas (1982).

Ordenação heráldica do brasão

Armas e Brasão - Escudo de prata, asna de negro, fretada de prata, entre uma rosa heráldica de azul, botoada de ouro e apontada de verde uma lira de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “Vermoil - Pombal”.

Bandeira - de vermelho. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.

Simbologia do Brasão

As 3 torres simbolizam a freguesia.

A rosa azul representa a Nossa Senhora Padroeira. A asna fretada simboliza as atividades de tecelagem, cestaria, madeira, etc. A lira vermelha é um símbolo de homenagem às atividades musicais.

Alunos do 3º e 4º anos

Entrada | A Nossa terra | História | História | O Brasão da Freguesia, pela EB1 do Outeiro da Ranha